Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36857

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorMATOS, Gerllane Jorge de-
dc.date.accessioned2020-03-05T20:31:43Z-
dc.date.available2020-03-05T20:31:43Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.date.submitted2020-03-05-
dc.identifier.citationMATOS, G. J.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36857-
dc.description.abstractAtualmente a utilização das tecnologias vêm se intensificando no nosso cotidiano, especialmente pelo uso de aparelhos de celulares e computadores. Nesse cenário, o uso da internet para fins educativos tem sido frequente nas novas gerações, cujos jovens internautas por meio de uma rede tecnológica têm acesso à informações em tempo real. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar as estratégias didáticas em videoaulas disponíveis no YouTube que abordem o conteúdo divisão celular, observando a relevância do uso do vídeo como recurso pedagógico. A proposta metodológica desse estudo é baseada na abordagem qualitativa, pois é a técnica que mais se aproxima do objeto de estudo, proporcionando a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo com o observado. Esta pesquisa é considerada relevante, pois o canal de youtube tornou-se uma plataforma popular especialmente na busca de videoaulas sendo procurada por diversos alunos. Diante dessa realidade, foram analisados os vídeos sobre divisão celular que apresentavam mais de 50 mil visualizações de acesso, pois consiste em um indicativo do uso deste recurso por estudantes. Ao final da análise foi possível constatar que a grande maioria dos videoaulas são satisfatórios, principalmente no que se refere ao estudo de biologia celular. No entanto, em canais que os professores disponibilizam não só vídeos, mas também fórum para a discussão de assuntos abordados na escola compravam que os vídeos e as animações podem contribuir significativamente para aprendizagem, também foi constado que uma pequena parcela de videoaulas, existe um uso superficial da contextualização como estratégia didática e também pouca resolução de exercícios.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectVideoaulapt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.titleAnálise das estratégias didáticas abordadas em videoaulas do youtube sobre divisão celularpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Gabriel Henrique de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.description.abstractxCurrently the use of technologies has been intensifying in our daily lives, especially by the use of mobile phones and computers. In this scenario, the use of the Internet for educational purposes has been frequent in the new generations, whose young Internet users through a technological network have access to information in real time. In this sense, the present study aimed to analyze the didactic strategies in video classes available on YouTube that address the cell division content, observing the relevance of the use of video as a pedagogical resource. The methodological proposal of this study is based on the qualitative approach, as it is the technique that most closely approximates the object of study, providing descriptive data through direct and interactive contact with the observed. This research is considered relevant because the youtube channel has become a very popular platform especially in the search for video lessons being sought by several of students. Given this reality, we analyzed the videos about cell division that presented thousands of access, as it is indicative of the use of this feature by students. At the end of the analysis it was found that the vast majority of video classes are satisfactory, especially regarding the study of cell biology. However, in channels that teachers make available not only videos, but also a forum for discussion of subjects covered at school, they bought that videos and animations can contribute significantly to learning contextualization as a didactic strategy and also little exercise resolution.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATOS, Gerllane Jorge de.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons