Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36855

Comparte esta pagina

Título : Jogo didático na eficácia do ensino-aprendizagem de Biologia celular para alunos surdos
Autor : SILVA, Everson Pereira da
Palabras clave : Jogos Educativos; Tecnologias Educacionais; Biologia celular – Estudo e Ensino; Pessoa com Deficiência
Fecha de publicación : 10-dic-2019
Citación : SILVA, E. P.
Resumen : O uso de jogos na perspectiva do ensino tem tomado um papel fundamental no âmbito escolar, na qual, mediante a dificuldade apresentadas no ensino das ciências naturais tornou-se muito comum a procura por recursos didáticos que facilitem na compreensão dos mais variados assuntos. Então, o presente trabalho tem como objetivo compreender como os jogos didáticos podem atuar neste processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo através da aplicação de um jogo didático abordando o conteúdo de biologia celular, em especial célula animal, verificando assim a eficácia do jogo neste processo de formação de conhecimento. Para atingir os resultados a pesquisa teve abordagem qualitativa e descritiva o qual foi fundamental a aplicação de avaliações e questionários para obter os dados necessários e entender que a utilização de jogos pode, quando bem estruturado para fins educacionais, ser um importante agente que auxilia no processo de construção do conhecimento de alunos surdos. E, isto se mostra evidente, pois a grande taxa de acerto está na avaliação após o jogo, representando um total de 56,67% dos acertos, enquanto na avaliação antes do jogo teve um rendimento de 36,67%, ou seja, 20% a menos que a segunda avaliação. O trabalho também visa atender o que está disposto na Lei de diretrizes e bases (LDB), no Parâmetro Curricular Nacional (PCN), na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, na Lei 10.436/02 e no decreto 5.626/05.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36855
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Everson Pereira da.pdf1,87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons