Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3684
Título: Vantagens comparativas x competitividade no comércio exterior brasileiro; o problema do custo Brasil
Autor(es): Duarte, Priscila Medina
Palavras-chave: Vantagem comparativa; Custo-Brasil; Especialização
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Medina Duarte, Priscila; Barrantes Hidalgo, Álvaro. Vantagens comparativas x competitividade no comércio exterior brasileiro; o problema do custo Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: O presente trabalho tenta conhecer alguns dos fatores que compõem o custo-Brasil . Tais fatores obstaculizam o crescimento das exportações brasileiras, tornando os produtos nacionais menos competitivos, dificultando, assim, a inserção externa do País. Nesse sentido, esse estudo procura identificar os setores nos quais a economia apresenta vantagens comparativas reveladas, além de expor contribuições teóricas e evidências empíricas relevantes sobre o tema. Dedica-se, também, ao estudo do crescimento e da mudança na estrutura das exportações brasileiras no período 2001 a 2009, com o intuito de mostrar tendências de aproveitamento ou não de vantagens comparativas. Faz uma análise descritiva do volume, diversificação e destino das exportações, bem como da participação de produtos básicos e manufaturados na pauta exportadora brasileira e procura mostrar a participação do comércio intraindústria do Brasil
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3684
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2851_1.pdf1,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.