Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36825

Compartilhe esta página

Título: Estudo da ventilação em edifícios através da engenharia do vento computacional com uso do software OpenFOAM
Autor(es): NASCIMENTO, Anderson Viana do
Palavras-chave: Ventilação; Dinâmica dos fluídos; Interface de programas de aplicativos (Software); Edifícios – Engenharia ambiental; Dinâmica estrutural
Data do documento: 27-Ago-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NASCIMENTO, Anderson Viana do. Estudo da ventilação em edifícios através da engenharia do vento computacional com uso do software OpenFOAM. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Em países de clima quente como o Brasil, a ventilação natural é uma estratégia de projeto que deve ser usada sempre que possível, pois trata-se do meio passivo mais eficiente para obtenção do conforto térmico. O presente trabalho tem por objetivo investigar a ventilação natural em modelos de edificações através de ferramentas numéricas baseadas na Dinâmica dos Fluidos Computacional. Para isso, empregou-se o software livre e de código aberto OpenFOAM, que faz uso do Método dos Volumes Finitos, fornecendo uma gama de solvers e modelos de turbulência. Os solvers simpleFoam e pisoFoam foram utilizados no presente trabalho para a simulação de escoamentos incompressíveis, tridimensionais e turbulentos. Para a verificação do programa e dos esquemas numéricos adotados simulou-se o escoamento ao redor de um cilindro quadrado com os modelos de turbulência 𝑘-𝜀 e 𝑘-𝜔 SST. Posteriormente, empregou-se o modelo de turbulência 𝑘-𝜀 padrão para simular a ventilação em um modelo tridimensional de edificação com duas aberturas. Finalmente, simulou-se de forma bidimensional os arranjos de três edificações, analisando como as inclinações do terreno e distancias de separação entre as edificações afetam a ventilação natural. Os resultados obtidos com os modelos de turbulência 𝑘-𝜀 padrão e LES (Smagorinsky) permitiram comparar ambas modelagens e avaliar como esses dois parâmetros geométricos influenciam a ventilação natural e a topologia do escoamento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36825
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Anderson Viana do Nascimento.pdf8,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons