Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36821

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Iranete Maria da Silva-
dc.contributor.authorBARROS, Viviane Noemia de-
dc.date.accessioned2020-03-04T22:19:43Z-
dc.date.available2020-03-04T22:19:43Z-
dc.date.issued2018-09-13-
dc.identifier.citationBARROS,Viviane Noemia de. Ações de formação continuada para professoras(es) dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas do campo: um olhar para o ensino de matemática.. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36821-
dc.description.abstractA pesquisa buscou, em particular, mapear as ações de formação continuada oferecidas aos professores que ensinam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Escolas do Campo nas Redes Públicas Municipais de Educação da Microrregião do Vale do Ipojuca no Agreste Pernambucano e compreender como elas contemplam o Ensino de Matemática. Como fundamento teórico utilizamos os estudos sobre a Formação Continuada, a Educação do Campo e o Ensino de Matemática e resultados de pesquisas sobre estes domínios. Realizamos entrevistas semiestruturadas com vinte e três responsáveis pelas ações de formação continuada nos Municípios investigados, no período de 2013 a 2016. Os dados obtidos foram analisados com base em duas categorias: ações de formação externas, que contemplam programas e projetos ofertados por instituições e organizações governamentais, não governamentais e consultorias; e ações de formação internas e/ou independentes, caracterizadas por ações como aulas atividades, seminários, encontros pedagógicos e projetos de intervenção. Os resultados da pesquisa mostram que todos os municípios realizaram ações de formação continuada, sendo a maioria ações de formação externas, a exemplo dos Programas PNAIC, Escola da Terra, Mais Educação e Alfabetizar com Sucesso. Os municípios também realizaram ações de formação internas como oficinas, seminários, projetos de intervenção, acompanhamento pedagógico e microcentros, que ocorreram tanto nas sedes dos municípios quanto nas escolas do campo. Os resultados da pesquisa revelam também que o ensino de Matemática é contemplado na maioria das ações formativas e, em alguns casos, os conteúdos e temas trabalhados contemplam as especificidades das escolas do campo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores – Formação - Pernambucopt_BR
dc.subjectEscolas - Pernambucopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensino - Pernambucopt_BR
dc.subjectMatemática – Ensino fundamentalpt_BR
dc.titleAções de formação continuada para professoras(es) dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas do campo : um olhar para o ensino de matemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2018801935216121pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8522397432350630pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThe research sought, in particular, to map the continuing education actions offered to teachers who teach in the early years of Elementary School in Rural Schools in the Municipal Public Education Networks of the Ipojuca Valley in Agreste Pernambucano and to understand how they contemplate the teaching of mathematics. As theoretical basis we use the studies on Continuing Education, Field Education and Mathematics Teaching and research results on these domains. We conducted semi-structured interviews with twenty-three responsible for continuing education actions in the municipalities investigated, from 2013 to 2016. The data obtained were analyzed based on two categories: external training actions, which include programs and projects offered by institutions and organizations governmental, non-governmental and consulting; and internal and / or independent training actions, characterized by actions such as classroom activities, seminars, pedagogical meetings and intervention projects. The survey results show that all municipalities carried out continuing education, most of them external training, such as the PNAIC, Earth School, More Education and Successful Literacy programs. The municipalities also carried out internal training activities such as workshops, seminars, intervention projects, pedagogical follow-up and microcentres, which took place both in the municipal headquarters and in the rural schools. The results of the research also reveal that the teaching of mathematics is contemplated in most of the formative actions and, in some cases, the contents and themes dealt with the specificities of the rural schools.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Viviane Noemia de Barros.pdf1,41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons