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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3677
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | LIMA, Paulo Figueiredo | pt_BR |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Ademilton Gleison de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:15:58Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T17:15:58Z | |
dc.date.issued | 2011-02-21 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Gleison de Albuquerque, Ademilton; Figueiredo Lima, Paulo. A ideia de semelhança nas associações entre entidades da geometria, em livros didáticos de matemática para o ensino fundamental. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3677 | |
dc.description.abstract | No ensino fundamental, frequentemente são incluídas explanações e atividades resolvidas ou propostas, nas quais é estabelecida uma associação entre entidades da geometria (objetos geométricos; objetos gráficos; objetos físicos). Nesta pesquisa, começou-se por identificar e classificar os tipos de associação presentes em coleções de livros didáticos, quantificando suas ocorrências ao longo dos volumes dessas coleções. Dada a importância e abrangência do Programa Nacional do Livro Didático, foram selecionadas, para o presente estudo, 14 coleções destinadas às séries iniciais do ensino fundamental (PNLD 2010) e 10 coleções destinadas às séries finais (PNLD 2011). A mediação das mencionadas associações é feita tanto por meio de objetos gráficos, quanto de expressões verbais. Muitas destas últimas envolvem a ideia de semelhança, que é um tema central na matemática escolar. Outro objetivo desta investigação foi identificar e classificar tais expressões nos livros selecionados, localizando e quantificando a ocorrência delas nos livros das coleções escolhidas. Constatou-se, na análise as associações entre entidade da geometria, que, em muitas delas, há conflito entre o conceito matemático de semelhança e a ideia de semelhança subjacente aos textos dos livros didáticos. Esses desacordos foram, em vista disso, identificados, quantificados e localizados em um subconjunto da amostra escolhida, constituído por quatro pares de coleções que abrangem os nove anos do ensino fundamental. Por fim, investigou-se a existência de algum padrão, ao longo dos nove anos da escola fundamental, com relação aos tipos de associação e às expressões verbais encontradas nos textos da amostra. O estudo aponta para possibilidades de investigações futuras que procurem aprofundar os resultados encontrados, tanto do ponto de vista linguístico-cognitivo, quanto das repercussões no campo da didática do conceito de semelhança | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Semelhança | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A ideia de semelhança nas associações entre entidades da geometria, em livros didáticos de matemática para o ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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