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Título : Logística reversa de pós-consumo: uma análise dos fatores condicionantes e resultantes deste processo numa empresa de plástico situada na cidade de Gravatá-PE.
Autor : NASCIMENTO, Jeanne Kelly Sena do
Palabras clave : Logística empresarial; Sustentabilidade; Canais de distribuição
Fecha de publicación : 8-jul-2016
Citación : NASCIMENTO, Jeanne Kelly Sena do. Logística reversa de pós-consumo: uma análise dos fatores condicionantes e resultantes deste processo numa empresa de plástico situada na cidade de Gravatá-PE. Caruaru: O Autor, 2016.
Resumen : A logística reversa tem sido considerada um instrumento eficiente na gestão dos resíduos sólidos urbanos, é por meio desse sistema que as empresas conseguem agregar valor novamente aos produtos, através dos canais reversos de reúso, reciclagem e remanufatura. A legislação ambiental atualmente, prever que as empresas inseridas ao longo da cadeia produtiva, sejam responsáveis pelo gerenciamento de seus produtos, que vão desde a fabricação até a sua volta ao ciclo produtivo como material de pós-consumo ou pós-venda. Desta forma, buscou-se por meio desse presente trabalho de pesquisa, identificar e analisar os fatores condicionantes e resultantes do processo de logística reversa de pós-consumo aplicada em uma empresa de plástico situada na cidade de Gravatá-PE. No entanto, para o alcance desse objetivo, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório – descritivo, com uma abordagem qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica e um estudo de caso único, utilizou-se a observação direta e uma entrevista semi-estruturada, e a técnica escolhida para o tratamento dos dados foi a análise de conteúdo. Onde se chegou a seguinte conclusão, os fatores condicionantes do processo de logística reversa na empresa, foram: a oportunidade de reaproveitamento dos resíduos como insumos na produção; o tipo de produto fabricado pela empresa; o baixo custo envolvido na obtenção da matéria-prima e a legislação ambiental. Já quanto aos fatores resultantes deste processo, foram identificados três, são eles: diferenciação competitiva, contribuição com a preservação do meio ambiente e o retorno financeiro.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36772
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

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