Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36766

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Kleber Andrade da-
dc.contributor.authorCASTRO, Angra Rita Silva de-
dc.date.accessioned2020-03-03T20:41:14Z-
dc.date.available2020-03-03T20:41:14Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.date.submitted2020-03-03-
dc.identifier.citationCASTRO, A. R. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36766-
dc.description.abstractNeste trabalho, iremos apresentar como a ludicidade nas aulas de botânica pode ajudar na compreensão e melhorar o ensino aprendizagem dos alunos. Pois, muitas vezes, o conteúdo de botânica causa o desinteresse, podendo gerar grande dificuldade na aprendizagem. O objetivo principal é avaliar o quanto os jogos didáticos podem ajudar os alunos para o entendimento dos conteúdos abordados, relacionados às angiospermas e observar o desempenho durante a construção e execução dos jogos. Este trabalho foi realizado em duas turmas do 2° ano do ensino médio, na escola Guiomar Krause Gonçalves, sendo elas diferenciadas por turma „A‟ e turma „B‟. Nestas turmas, foi observada a utilização da ludicidade nas aulas e como ela pode ser eficaz para ajudar a melhorar o ensino aprendizagem dos alunos. Sendo avaliadas ambas as turmas por exercício avaliativo antes e depois dos jogos. Os resultados obtidos nas turmas obtiveram valores significativos antes e depois dos jogos. Assim verificando os exercícios a avaliativo foram notadas que após os jogos, esses valores obtiveram um êxito maior, pois com apenas aula expositiva não seria suficiente para a melhor aprendizagem do conteúdo abordado. Sendo assim, destacando a maior importância ludicidade na sala de aula. Contudo finalizamos que a ludicidade aperfeiçoa o ensino, colabora com a dinâmica e a descontração, sendo assim ajudando na aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBotânica – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectAngiospermaspt_BR
dc.subjectMetodologia Ativa de Aprendizagempt_BR
dc.titleA construção de jogo didático para o Ensino da Botânica: Ênfase nas angiospermaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705397A6pt_BR
dc.description.abstractxIn this paper, we will present how playfulness in botany classes can help in understanding and improving student learning. Because, many times, the content of botany causes disinterest, which can cause great difficulty in learning. The main objective is to evaluate how the didactic games can help the students to understand the angiosperm contents and to observe the performance during the construction and execution of the games. This work was carried out in two classes of the 2nd year of high school, at Guiomar Krause Gonçalves school, being differentiated by class „A‟ and class „B‟. In these classes, we observed the use of playfulness in class and how it can be effective in helping to improve student learning. Both classes were evaluated by evaluative exercise before and after the games. The results obtained in the groups obtained significant values before and after the games. Thus checking the evaluative exercises were noted that after the games, these values were more successful, because with only lecture would not be enough for better learning of the content addressed. Thus, highlighting the greater importance playfulness in the classroom. However, we conclude that playfulness enhances teaching, collaborates with dynamics and relaxation, thus helping students to learn.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CASTRO, Angra Rita Silva de.pdf848,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons