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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36764
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Title: | As infecções sexualmente transmissíveis em livros didáticos de biologia do ensino médio: uma análise de conteúdo |
Authors: | SILVA, Halana Rafaela Alves da |
Keywords: | Doenças Sexualmente Transmissíveis; Biologia; Ensino Médio |
Issue Date: | 26-Nov-2019 |
Citation: | SILVA, H. R. A. |
Abstract: | As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são causadas por microrganismos transmitidos por contato sexual sem proteção. Atualmente essas infecções estão entre os problemas mais relevantes de saúde pública em todo o mundo, tendo ganhado importância maior após a epidemia da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) na década de 1980. Com o objetivo de combater o crescimento dessas doenças, surgiu a articulação entre os campos da saúde e da educação, potencializando o desenvolvimento de ações de promoção da saúde, que refletiram na inclusão de temáticas transversais como saúde e sexualidade no currículo das escolas. A inclusão desses temas se concretizou a partir da apresentação dos Parâmetros Curriculares Nacionais como um referencial para o ensino de todo o país. O livro didático é o recurso mais presente nas salas de aula, sendo responsável por dar suporte ao ensino-aprendizagem. Desta forma, o objetivo deste estudo foi analisar o conteúdo sobre ISTs nas coleções didáticas de Biologia de 2018 preconizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM) do Ministério da Educação. Foram selecionadas e analisadas 8 coleções didáticas de biologia do PNLEM. A metodologia da análise de conteúdo temática foi utilizada com a definição de cinco categorias a priori: localização do tema; estrutura e formatação; conteúdo; linguagem e recursos visuais. Essas categorias foram divididas em critérios e subcritérios para realizar uma maior exploração do conteúdo de ISTs dos livros didáticos avaliados. De acordo com a análise, destacaram-se positivamente os livros “Biologia”, vol. 2 e 3, 3º Ano do ensino médio de Vivian L. Mendonça e “Biologia hoje”, 1º Ano do ensino médio de Sérgio Linhares, Fernando Gewandsznajder, Helena Pacca, por serem os que apresentaram melhor desenvolvimento da temática das ISTs. A maioria dos livros avaliados não aborda o tema à contento, sendo falhos e superficiais, o que evidencia que o tema ISTs ainda pode ser muito mais bem explorado em alguns livros didáticos de biologia no Ensino Médio. Portanto, mesmo que dois dos livros avaliados tenham se apresentado mais completos, ainda assim é importante estimular os professores a explorarem melhor o assunto com seus alunos, indo além dos livros didáticos. Com isso, o estudo concluiu que a maioria dos livros ensino médio preconizados pelo PNLEM não aborda o tema ISTs de forma eficaz, gerando a necessidade de um planejamento didático e a utilização de estratégias pedagógicas por parte dos professores no intuito de complementar o assunto em sala de aula. Desta forma, os professores estarão contribuindo para o conhecimento dos alunos sobre os riscos envolvidos com as ISTs e sobre a importância da prevenção e da responsabilidade consigo mesmo e com o outro em um relacionamento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36764 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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