Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36759

Compartilhe esta página

Título: O conteúdo decomposição orgânica no ensino médio: Análise do livro didático e de uma atividade experimental
Autor(es): COSTA JUNIOR, Paulo Herton
Palavras-chave: Biologia – estudo e ensino; Decomposição orgânica; Livro didático - Biologia
Data do documento: 23-Jul-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: COSTA JUNIOR, Paulo Herton. O conteúdo decomposição orgânica no ensino médio: Análise do livro didático e de uma atividade experimental. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019.
Abstract: O conteúdo Decomposição Orgânica (DO) foi tema da pesquisa devido ao seu potencial multi e interdisciplinar, sendo trabalhado em duas linhas de pesquisa, primeiramente, pela análise de livro didático (LD) e, posteriormente, de uma atividade experimental. A análise de LD teve como objetivo verificar se o tema DO é contemplado, em que tópicos é abordado, se é apresentado de forma contextualizada e interdisciplinar, com que profundidade é abordado e se o papel de insetos é reconhecido no processo. A partir daí, criamos e analisamos uma intervenção didática desenvolvida e aplicada no fortalecimento de competências de investigação científica baseada na pedagogia de projetos. Esta atividade visou aproximar os alunos da realidade de um cientista, executando as etapas do Método Científico e estimulando a produção textual e a apresentação de seminários; estimular a construção de tabelas e gráficos e a formação de conexões com outras áreas do conhecimento; validar ferramentas de acompanhamento da participação coletiva dos alunos, incluindo o aplicativo WhatsApp; oportunizar ao professor do Ensino Médio o relato de uma experiência de metodologia ativa de ensino-aprendizagem; e gerar um produto a ser adotado por professores de Biologia. A amostra da análise de LD foi composta por seis coleções de Biologia, cada uma com três volumes, sendo selecionadas a partir de uma sondagem dos livros mais usados por professores da rede pública estadual de Pernambuco. Verificamos que o conteúdo DO foi abordado em todas as coleções e em todos os volumes, em tópicos como Origem da Vida, Biodiversidade, Ecologia, Criminalística, entre outros, trabalhado de forma interdisciplinar com História, Química, Física e Matemática, e tendo o papel dos insetos reconhecido no processo em alguns volumes. A atividade experimental teve como base metodológica o experimento de Francesco Redi, foi aplicada na Escola Técnica Estadual (ETE) Advogado José David Gil Rodrigues com uma turma de 1º ano do Ensino Médio com 43 estudantes. Estes realizaram inúmeras atividades com alto grau de autonomia, com competências associadas ao trabalho dos cientistas. Primeiramente, os grupos prepararam diferentes tratamentos contendo baço bovino, visando a atração de moscas. Depois, se deu início o período de observação e registros, ao passo que ocorria o processo de holometabolia. Após atingir a fase adulta, os espécimes foram coletados e os estudantes manipularam o material biológico (utilizando EPI’s) no Laboratório de Análises Clínicas da escola, realizando a quantificação e a identificação das famílias das moscas. A partir daí, os grupos promoveram a análise interpretativa dos dados coletados para a produção de gráficos e tabelas a partir dos mesmos. Por fim, as equipes realizaram a produção textual com a construção de um relatório, e, posteriormente, a apresentação de seminários, socializando o conhecimento construído na atividade investigativa com outros estudantes e membros do corpo escolar. Dessa forma, vivenciaram uma experiência bem-sucedida de metodologia ativa de baixo custo e alta complexidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36759
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Paulo Herton Costa Junior.pdf3,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons