Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36757
Share on
Title: | Elaboração e utilização de uma cartilha como ferramenta didática no ensino da Botânica para o nível médio |
Authors: | SANTOS, Luzia Pereira dos |
Keywords: | Botânica- Estudo e Ensino; Tecnologia Educacional; Plantas Medicinais |
Issue Date: | 9-Dec-2019 |
Citation: | SANTOS, L. P. |
Abstract: | O presente trabalho aborda a confecção de uma cartilha como ferramenta no ensino da Botânica, executado em uma turma de segundo ano do Ensino Médio do turno matutino na Escola Estadual Professora Eudóxia Alcântara Ferreira localizada na área urbana da cidade de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. A principal missão do professor é transmitir o conteúdo de forma que leve o estudante ao conhecimento e, para que isto ocorra de forma efetiva é necessário que haja incentivo ao uso de estratégias didáticas que proporcionem uma maior compreensão do conteúdo ministrado, e a cartilha surge como um desses recursos, pois tratase de uma fonte de informação esclarecedora e de linguagem acessível ao público. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma cartilha didática como recurso facilitador para o processo de ensino-aprendizagem da botânica e, em especial, de plantas medicinais para alunos do ensino médio. No primeiro momento foram aplicados questionários com perguntas objetivas para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema “Plantas Medicinais”. No segundo momento iniciou-se a confecção da cartilha que conta com informações sobre a morfologia e classificação dos grupos de vegetais, bem como uso e importância das plantas medicinais que os alunos mencionaram nos questionários, e no terceiro e último momento houve apresentação do material confeccionado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36757 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Luzia Pereira dos.pdf | 15,58 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License