Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36757

Share on

Title: Elaboração e utilização de uma cartilha como ferramenta didática no ensino da Botânica para o nível médio
Authors: SANTOS, Luzia Pereira dos
Keywords: Botânica- Estudo e Ensino; Tecnologia Educacional; Plantas Medicinais
Issue Date: 9-Dec-2019
Citation: SANTOS, L. P.
Abstract: O presente trabalho aborda a confecção de uma cartilha como ferramenta no ensino da Botânica, executado em uma turma de segundo ano do Ensino Médio do turno matutino na Escola Estadual Professora Eudóxia Alcântara Ferreira localizada na área urbana da cidade de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. A principal missão do professor é transmitir o conteúdo de forma que leve o estudante ao conhecimento e, para que isto ocorra de forma efetiva é necessário que haja incentivo ao uso de estratégias didáticas que proporcionem uma maior compreensão do conteúdo ministrado, e a cartilha surge como um desses recursos, pois tratase de uma fonte de informação esclarecedora e de linguagem acessível ao público. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma cartilha didática como recurso facilitador para o processo de ensino-aprendizagem da botânica e, em especial, de plantas medicinais para alunos do ensino médio. No primeiro momento foram aplicados questionários com perguntas objetivas para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema “Plantas Medicinais”. No segundo momento iniciou-se a confecção da cartilha que conta com informações sobre a morfologia e classificação dos grupos de vegetais, bem como uso e importância das plantas medicinais que os alunos mencionaram nos questionários, e no terceiro e último momento houve apresentação do material confeccionado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36757
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS, Luzia Pereira dos.pdf15,58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons