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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36754
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Título: | A experiência teatral na consolidação e divulgação dos conhecimentos em serpentes peçonhentas |
Autor(es): | PADILHA, Ana Cláudia Barbosa da Silva |
Palavras-chave: | Animais venenosos; Ensino de Ciências; Teatro Escolar |
Data do documento: | 26-Jun-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | PADILHA, Ana Cláudia Barbosa da Silva. A experiência teatral na consolidação e divulgação dos conhecimentos em serpentes peçonhentas. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019. |
Abstract: | Entre os conteúdos curriculares que compõem a Biologia, alguns representam um desafio ao docente. No ensino de zoologia, as serpentes podem ser exemplificadas como um destes temas, despertando emoções controversas entre os estudantes, que vão desde a admiração e respeito até o medo e repulsa. Visando trabalhar o tema serpentes peçonhentas no ensino médio, escolhemos o teatro pedagógico como um recurso para a construção, consolidação e divulgação do conhecimento sobre estes animais, incentivando o protagonismo dos estudantes e estimulando-os em suas habilidades individuais e socialização. Dessa forma, nosso trabalho teve por objetivo a construção de uma sequência de uma proposta de Metodologia Ativa, direcionada a estudantes do ensino médio, capaz de estimular a aprendizagem sobre as principais serpentes peçonhentas do Brasil através da experiência teatral. Os processos metodológicos que nortearam o desenvolvimento deste trabalho foram divididos em 05 fases interdependentes, aplicadas a 71 estudantes do 2º ano do ensino médio. Tais métodos pautaram-se nos instrumentos adequados a uma abordagem quali-quanti, com base em revisão literária, estudos dirigidos, debates por meio da escuta de grupos focais, interpretação de gráficos e dados estatísticos coletados por questionários exploratórios e diagnósticos. O desenvolvimento da pesquisa resultou na produção e encenação de dois roteiros teatrais que possibilitaram a divulgação e a consolidação dos conhecimentos sobre as serpentes peçonhentas pertencentes aos gêneros Bothrops (jararacas), Crotalus (cascaveis), Lachesis (surucucus) e Micrurus (corais), principais responsáveis pelos acidentes de importância médica no Brasil. Nos roteiros foram abordados tópicos como a discussão de mitos e lendas populares e a correção de erros conceituais sobre as serpentes, sobretudo relacionados aos protocolos adequados de primeiros socorros. Como resultados, observamos que a abordagem utilizada permitiu aos estudantes apropriarem-se de um tema bastante marginalizado, cercado de polêmicas, significados e lendas. A ressignificação dos conceitos pré-estabelecidos pelos estudantes sobre serpentes possibilitou aos aprendizes uma visão mais holística sobre o conceito, assim como demonstrou a falta de informação da população como principal motivo para o estabelecimento de conceitos pejorativos e preconceituosos sobre estes animais. Como conclusão, ressaltamos o êxito do teatro experimental na divulgação do conhecimento cientifico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36754 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
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