Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36693

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Homero Luís Alves de-
dc.contributor.authorAMARAL, Matheus Passavante-
dc.date.accessioned2020-02-28T19:39:58Z-
dc.date.available2020-02-28T19:39:58Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.citationAMARAL, Matheus Passavante. A figura do pós-humano no ensino de Filosofia. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36693-
dc.description.abstractEsta dissertação explora a figura do pós-humano por forma a trazê-la como referencial para aulas de Filosofia no Ensino Médio. Na sociedade em que vivemos, nossa existência é atravessada pelas tecnologias. As produções tecnocientíficas nos lançam em uma relação simbiótica com aquilo de não-humano que nos permite existir: já não sabemos quem somos sem nossas máquinas, não sabemos onde termina o corpo e começa a máquina (e vice- versa). Com a desconstrução das fronteiras metafísicas entre humano e não-humano, nossa atualidade tecnológica faz surgir um novo campo de exploração discursiva, uma ruptura no conceito de ‘humano’ e uma passagem a uma nova formação: o ‘pós-humano’. Do ponto de vista do professor de Filosofia, encontramos em sua narrativa um importante referencial para problematizar com os alunos: “o que somos nós hoje?”. A fim de defender a importância do pós-humano no ensino de Filosofia, esta dissertação segue três etapas: primeiro, reconstruímos a narrativa do pós-humano a partir do paradigma cibernético e das produções discursivas – acadêmicas e culturais – que então surgem; segundo, refletimos sobre o Ensino de Filosofia com o intuito de mostrar a importância da figura do pós-humano neste contexto. Por fim, sugerimos e relatamos uma abordagem do tema baseado na exibição de um trecho de Ghost in the Shell (1995).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectCibernéticapt_BR
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.titleA figura do pós-humano no ensino de Filosofiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0221724104973145pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6030599734012111pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation explores the figure of the post-human in order to bring it as a reference for philosophy classes in high-school. In the society we live in, our experience is pervaded by technology. The techno-scientific productions throw us into a symbiotic relationship with whatever non-human thing that allow us to exist: we no longer know who we are without our machines, and we do not know where our body ends and the machine begins (and vice-versa). With the deconstruction of the metaphysical boundaries between what is human and what is non-human, our technological present brings about a new field for a discursive exploration, a rupture within the concept of ‘human’, and a passage to a new entity: the ‘post-human’. From the philosophy teacher’s point of view, we find in this new field an important reference to problematize with the students: “what are we today?”. So to advocate the importance of the post-human in the teaching of philosophy, this dissertation follows stages: first, we reconstruct the post-human narrative from the cybernetic paradigm and from other discursive productions — be them academic or cultural — that emerge from it; then we reflect on the teaching of philosophy in order to show the importance of the post- human figure within this context. Finally we suggest and report an approach to the subject based on the display of a snippet of the Ghost in the Shell movie (1995).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Matheus Passavante Amaral.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons