Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36691

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Filipe Augusto Barreto Campello de-
dc.contributor.authorSOUZA, Claudivan Lopes de-
dc.date.accessioned2020-02-28T19:34:08Z-
dc.date.available2020-02-28T19:34:08Z-
dc.date.issued2019-04-12-
dc.identifier.citationSOUZA, Claudivan Lopes de. A função pedagógica da arte: uma análise da poesia de Dom Pedro Casaldáliga e da música de Zé Vicente. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36691-
dc.descriptionMELO, Filipe Augusto Barreto Campello de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CAMPELLO, Filipept_BR
dc.description.abstractEsta dissertação acadêmica é um estudo da função pedagógica da arte e da aproximação de alguns elementos teóricos do marxismo com o paradigma teológico, que recebeu o nome de Teologia da Libertação. A arte, na forma de poesia profética e libertadora do bispo da Prelazia de São Felix do Araguaia no Mato Grosso, Dom Pedro Casaldáliga e nas letras das músicas do artista católico cearense Zé Vicente. Zé Vicente, cantor, compositor, arte-educador e poeta, é considerado um dos mais importantes artistas da Igreja Católica. Dom Pedro Casaldáliga, um religioso catalão erradicado no Brasil, uniu a poesia e o profetismo para denunciar as injustiças sofridas pelos pobres da região togrossense. Zé Vicente e Dom Pedro Casaldáliga têm em comum o fato de ambos serem poetas, de serem adeptos da Teologia da Libertação, de terem dedicado suas vidas a serviço dos pobres, dos excluídos e oprimidos da sociedade. Zé Vicente como músico e Casaldáliga como bispo. Além da parte teórica, este estudo da aproximação das teorias marxistas com a Teologia da Libertação contém também uma intervenção prática feita pelos estudantes dos terceiros anos da Escola de Referência Raimundo de Castro Ferreira em Santa Filomena – Pernambuco, relatado na parte final desta dissertação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectLibertaçãopt_BR
dc.subjectSocialismopt_BR
dc.subjectPoeta popular e arte-educadorpt_BR
dc.subjectBispocatólicopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleA função pedagógica da arte : uma análise da poesia de Dom Pedro Casaldáliga e da música de Zé Vicentept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMELO, Nélio Vieira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4945220496395516pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4024282340956331pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxThis academic dissertation is a study of the pedagogical function of art and the approximation of some theoretical elements of Marxism with the theological paradigm that was called Liberation Theology. The art, in the form of prophetic and liberating poetry of the bishop of the Prelature of St. Felix of Araguaia in Mato Grosso, Dom Pedro Casaldáliga and in the lyrics of the catholic artist Ceará Zé Vicente. Zé Vicente, singer, composer, art educator and poet, is considered one of the most important artists of the Catholic Church. Dom Pedro Casaldáliga, a Catalan religious eradicated in Brazil, united poetry and prophetism to denounce the injustices suffered by the poor in the Mato Grosso region. Zé Vicente and Dom Pedro Casaldáliga have in common the fact that both are poets, of being adherents of Liberation Theology, of having dedicated their lives to the service of the poor, the excluded and oppressed of society. Zé Vicente as musician and Casaldáliga as bishop. In addition to the theoretical part, this study of the approximation of Marxian theories with Liberation Theology also contains a practical intervention made by students of the third years of the Raimundo de Castro Ferreira Reference School in Santa Filomena, Pernambuco, reported in the final part of this dissertation.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0263427602095239pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Claudivan Lopes de Souza.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons