Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36680

Compartilhe esta página

Título: Um estudo da associação entre estilos de liderança e práticas de TQM em hospitais privados acreditados pela ONA no contexto de liderança in-line e off-line da qualidade
Autor(es): SIQUEIRA, Alexandre de Oliveira
Palavras-chave: Gestão hospitalar; Gestão da qualidade total; Hospitais – Controle da qualidade; Organização Nacional de Acreditação (Brasil)
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SIQUEIRA, Alexandre de Oliveira. Um estudo da associação entre estilos de liderança e práticas de TQM em hospitais privados acreditados pela ONA no contexto de liderança in-line e off-line da qualidade. 2019. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A gestão da qualidade total tem uma maior atenção por parte dos hospitais privados uma vez que o cliente dessas organizações apresentam grau de expectiva e exigência mais elevado em relação aos serviços prestados. Nesse contexto, a gestão da qualidade total busca a melhoria contínua dos serviços hospitalares uma das formas é através de práticas de acreditação hospitalar da ONA que promovam e sustentem uma cultura de mudança e segurança do paciente através das lideranças in-line e off-line da qualidade e seus estilos comportamentais. Foi com base nesta afirmativa que a presente tese foi estruturada e que teve como objetivo central analisar a relação entre estilos de liderança, práticas de TQM e lideranças in-line e off-line da qualidade em hospitais privados acreditados pela ONA. Para tanto, a pesquisa foi realizada em sete hospitais acreditados pela ONA a partir da condução de um levantamento com 216 lideranças dessas organizações. Inicialmente foi realizado teste de hipóteses não-paramétricos para verificar a prática dos estilos de liderança e a percepção de práticas de TQM entre lideranças in-line e off-line da qualidade. Em seguida, foi avaliada a relação entre estilos de liderança e práticas de TQM da ONA por meio da aplicação de regressão logística. Das onze hipóteses propostas inicialmente, apenas uma foi refutada. Como resultados, verificou-se que os estilos de liderança transacional, autêntico e colaborativo estão associados com práticas de TQM e possuem características heterogêneas em hospitais privados acreditados pela ONA em função da existência de lideranças in-line e off-line da qualidade presentes no contexto organizacional. A originalidade deste trabalho se baseia no fato de não existir estudos que associem os estilos de liderança com as práticas da TQM em hospitais privados acreditados pela ONA, o que é perpassado por uma análise comparativa de tais estilos entre as lideranças in-line e off-line da qualidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36680
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Alexandre de Oliveira Siqueira.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons