Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36629

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA, Emanuel Souto da Mota-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Edilene da Cunha-
dc.date.accessioned2020-02-20T13:15:12Z-
dc.date.available2020-02-20T13:15:12Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.date.submitted2020-02-20-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, E. C.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36629-
dc.description.abstractEste Trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta de auxílio para o ensino da parasitologia, trazendo como base metodológica a produção de jogos didáticos, com o intuito de que haja melhorias na educação em saúde e na prevenção das parasitoses, em especial a esquistossomose e ascaridíase. Diante das restrições ocorridas no livro didático e também das formas tradicionais com que são lecionados os conteúdos de parasitologia, foram elaborados jogos didáticos, a partir das dificuldades encontradas no conhecimento do aluno. Aos alunos foram aplicados questionários para verificar o grau de conhecimento pré-existente sobre o assunto, após o uso do recurso foi aplicado o mesmo questionário a fim de verificar se houveram mudanças. Um dos jogos é um jogo de tabuleiro, o qual contém informações da doença esquistossomose e também algumas perguntas sobre a mesma, vence aquele que completar todo o circuito primeiro. O outro jogo dispõe de cartelas com dicas relacionadas á doença ascaridíase, possuindo um conjunto de nove cartas, ganha aquele que primeiro reuni-las. Os resultados foram bastante positivos, visto que com a utilização dos jogos notou-se que os alunos conseguiram aprender novos conceitos e relembrar aqueles que não recordavam isso pôde ser verificado com base no pós-questionário aplicado aos mesmos. Conclui-se então que estes jogos são capazes de estimular a capacidade investigativa e a curiosidade dos participantes, dessa forma, podemos considera-los como um recurso de auxilio no ensino-aprendizagem dos estudantes no ensino de parasitologia.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectParasitologiapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titleProdução e utilização de jogos como estratégia didática para o ensino de Parasitologia na Educação Básicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767266T5pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to develop an aid tool for the teaching of parasitology, bringing as a methodological basis the production of didactic games, with the aim of improving health education and prevention of parasitic diseases, especially schistosomiasis and ascariasis. Given the restrictions that occurred in the textbook and also the traditional ways in which parasitology contents are taught, didactic games were elaborated from the difficulties found in the student's knowledge. Students were given questionnaires to check the degree of pre-existing knowledge on the subject, after using the resource was applied the same questionnaire to check for changes. One of the games is a board game, which contains information about the schistosomiasis disease and also some questions about it, the one who completes the entire circuit wins first. The other game has cards with tips related to ascariasis disease, having a set of nine cards, the one who first draws them wins. The results were very positive, since with the use of the games it was noted that the students were able to learn new concepts and remember those who did not remember this could be verified based on the post-questionnaire applied to them. It is concluded that these games are able to stimulate the investigative capacity and curiosity of the participants, thus, we can consider them as a resource to help students in teaching and learning parasitology.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NASCIMENTO, EDILENE DA CUNHA.pdf2,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons