Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36625

Compartilhe esta página

Título: A saúde mental e a capacidade para o trabalho: um estudo com bancários no município de Santa Cruz do Capibaribe-PE.
Autor(es): FONSECA, Wendson Batista
Palavras-chave: Capacidade para o trabalho - Avaliação; Saúde mental; Beck, Inventário de depressão; Bancários - Santa Cruz do Capibaribe (PE)
Data do documento: 15-Jul-2016
Citação: FONSECA, Wendson Batista. A saúde mental e a capacidade para o trabalho: um estudo com bancários no município de Santa Cruz do Capibaribe-PE. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: O Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT) é um dos instrumentos mais utilizados para a mensuração da capacidade para o trabalho. O propósito do ICT é a identificação de o quão bem um trabalhador está neste momento e estará num futuro próximo. O ICT também identifica a capacidade de desempenhar um trabalho de acordo com as exigências deste, da saúde e capacidade física e mental do trabalhador. O Inventário de Depressão de Beck (IDB) foi desenvolvido com o objetivo de identificar a presença de depressão em pacientes psiquiátricos e não psiquiátricos. O IDB é um dos instrumentos mais utilizados no mundo para identificação de depressão. Este instrumento pode ser aplicado inclusive por pessoas que não sejam da área de saúde. O Objetivo deste trabalho é investigar a existência de relação entre os dois instrumentos utilizados para pesquisa, o ICT e o IDB em bancários da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco. A primeira parte apresenta uma revisão histórica sobre saúde laboral. Depois é apresentado uma explanação sobre o trabalho bancário. São apresentadas, ainda, as ferramentas utilizadas para a medição da capacidade para o trabalho e depressão. Para identificar a correlação entre as duas variáveis, foi utilizado o coeficiente de correlação de Spearman. Os resultados indicam forte relação entre Capacidade para o Trabalho e Saúde Mental. Concluiu-se, então, que o ICT sofre variação negativa na presença de depressão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36625
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FONSECA, Wendson Batista.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons