Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36622

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSENA, Mariana Valéria de Araújo-
dc.contributor.authorARAÚJO, Esaú Victor de-
dc.date.accessioned2020-02-19T18:18:16Z-
dc.date.available2020-02-19T18:18:16Z-
dc.date.issued2019-11-22-
dc.date.submitted2020-02-19-
dc.identifier.citationARAÚJO, E. V.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36622-
dc.description.abstractA inserção do conhecimento científico no Ensino Médio enfrenta problemas devido ao grau de complexidade e especificidade deste e fragmentação da estruturação do currículo das escolas, que muitas vezes tornam conteúdos correlatos, desconexos. É o que acontece com o a paleontologia, que tem como áreas afins a evolução, zoologia, botânica, ecologia e geologia, mas por vezes não é mencionada nas salas de aula e nos livros didáticos. Além disso, os conteúdos paleontológicos são escassos e quando presentes demandam de revisão. O conhecimento paleontológico pode ser utilizado pelos professores ao trabalharem diferentes conteúdos em sala, sendo recomendado como tema transversal, esta pode ligar áreas antes distanciadas pela fragmentação do conhecimento, permitindo que os alunos construam raciocínios embasados de uma visão crítica e científica. Diferentes trabalhos mencionam os benefícios da utilização dos jogos em sala de aula, como complemento das aulas teóricas. Com os jogos, os alunos além de poderem vivenciar e exercitar os conteúdos apresentados, trabalham princípios de socialização, cooperação e respeito. Desta maneira, propomos aqui, a possibilidade de união do poder de atração da paleontologia com as possibilidades de adaptações dos jogos. Para construir e editar o jogo Animal Conquest, utilizamos o aplicativo de edições de imagem Adobe Photoshop CS6. O jogo segue o modelo clássico de tabuleiro trilha, o conjunto conta com uma caixa, um tabuleiro, quatro peões, dois dados de seis lados e dois baralhos de cartas, trazendo a temática paleontológica como mediadora à abordagem dos conteúdos relacionados à evolução dos vertebrados, os jogadores partem desde a saída dos vertebrados do ambiente aquático, vislumbrando a ascensão e extinção dos dinossauros não-avianos, até a diversidade dos organismos que encontramos hodiernamente, que vem sendo ameaçada pelo crescimento desenfreado da civilização humana.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia - Vertebradospt_BR
dc.subjectJogo Educativopt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.titleJogo Animal Conquest: confecção de uma proposta lúdica da evolução dos vertebradospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8727193548978422pt_BR
dc.description.abstractxThe insertion of scientific knowledge in high school faces problems due to the degree of complexity and specificity of this and fragmentation of the structuring of the curriculum of schools, which make content often correlate, disconnected. This is what happens with paleontology, which has as related areas as evolution, zoology, botany, ecology, and geology, but sometimes it is not mentioned in classrooms, in textbooks paleontological contents are scarce and when present they demand review. Paleontological knowledge can be used by teachers when working with different contents in the classroom, being recommended as a cross-sectional theme, this can connect areas previously distanced by the fragmentation of knowledge, allowing students to construct reasoning based on a critical and scientific view. Different studies mention the benefits of using classroom games, as a complement to theoretical classes. With the games, students in addition to being able to experience and exercise the contents presented, work principles of socialization, cooperation and respect. In this way, we propose here, the possibility of a union of the power of attraction of paleontology with the possibilities of adaptations of the games. Designed using the Adobe Photoshop CS6 image editing app, the game Animal Conquest, results from this work, follows the classic track board template. It has, a box, a board, four pawns, two data from six sides and two decks of cards, bringing the theme paleontological as a mediator to the approach of content related to vertebrate evolution. Players depart from the vertebrates leaving the aquatic environment, envisioning the rise and extinction of non-avian dinosaurs, to the diversity of individuals who we currently find diversity, which has been threatened by the rampant growth of human civilization.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAUJO, Esaú Victor de.pdf3,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons