Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36619

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Ronaldo Celerino da-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Jandson da Silva-
dc.date.accessioned2020-02-19T17:49:32Z-
dc.date.available2020-02-19T17:49:32Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.date.submitted2020-02-19-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, J. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36619-
dc.description.abstractO estudo da evolução biológica é algo desafiador, uma vez integra as diversas vertentes das ciências biológicas sendo seu ensino bastante complexo. Requer conhecimentos de inúmeras outras disciplinas e habilidades do docente em sua prática pedagógica, seja para tornar a sua aula de evolução mais concreta no dia a dia do aluno, seja para evitar que as aulas se tornem um palco de embates entre ciência e religião, através prática, o estudante tende a mensurar seus conhecimentos e até mesmo reformulá-lo, por isso se faz necessário o professor usar da experimentação em suas aulas de biologia. O presente trabalho tem como objetivo propor uma aula prática sobre evolução biológica, dando um novo sentido o processo de ensino-aprendizagem entre estudantes do ensino médio. Foi aplicado na escola Erem Tristão Ferreira Bessa uma atividade de evolução biológica com alunos do terceiro ano do ensino médio; os resultados foram satisfatório uma vez que, o desempenho da situação dois se sobressaiu em a situação um, com isso conclui-se que a aula prática é um instrumento pedagógico que contribui de forma positiva para o ensino da Evolução Biológica.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEvolução – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectAulas Práticaspt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectSeleção Naturalpt_BR
dc.titleAula prática como ferramenta facilitadora no ensino de evolução: trabalhando o conceito de seleção naturalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0748143291389720pt_BR
dc.description.abstractxThe study of biological evolution is challenging because it integrates the various aspects of the biological sciences and its teaching is quite complex. It requires knowledge of countless other disciplines and skills of the teacher in their pedagogical practice, either to make their evolutionary class more concrete in the student's daily life, or to prevent classes becoming a stage of clashes between science and religion, through In practice, the student tends to measure his knowledge and even reformulate it, so it is necessary for the teacher to use experimentation in his biology classes. This paper aims to propose a practical class on biological evolution, giving a new meaning to the teaching-learning process among high school students. Erem Tristan Ferreira Bessa school was applied a biological evolution activity with students of the third year of high school; The results were satisfactory since, the performance of situation two stood out in situation one, with the conclusion that the practical class is a pedagogical instrument that contributes positively to the teaching of biological evolution.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NASCIMENTO, Jandson da Silva.pdf651,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons