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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36539
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Título: | Educação alimentar e nutricional : Estratégia de sensibilização para para formação de hábitos alimentares saudáveis e promoção de autonomia em escolares do Município de Escada-PE |
Autor(es): | MOURA, Mayana Wanessa Santos de |
Palavras-chave: | Hábitos Alimentares; Educação Alimentar e Nutricional |
Data do documento: | 3-Dez-2019 |
Citação: | MOURA, M. W. S. |
Abstract: | A transição nutricional tem provocado mudanças no perfil alimentar da população, com resultante alteração na composição corporal, predispondo o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). A educação alimentar e nutricional (EAN) configura-se como uma importante estratégia para o enfrentamento dos desafios nesse campo. O objetivo do presente estudo foi realizar atividades de EAN com escolares no município de Escada-PE, a fim de sensibilizá-los para formação de hábitos alimentares saudáveis e promoção de autonomia. Inicialmente, foi realizado o diagnóstico de comportamento alimentar e conhecimentos em alimentação e nutrição. Em seguida, foram desenvolvidas as atividades de EAN, as quais foram realizadas quinzenalmente, com duração de 60 minutos, durante o período de agosto a outubro de 2019. O estudo foi realizado com 12 alunos, em sua maioria do sexo masculino na faixa etária entre 9 e 11 anos, matriculados no 5° ano do ensino fundamental. Observou-se um elevado consumo de ultraprocessados em oposição à baixa ingestão de alimentos in natura. Apenas 16,7% tinham o hábito de levar fruta para o lanche escolar e 58,3% do público referiram realizar refeições em frente às telas. Em relação aos conhecimentos em nutrição, 75% e 66,7% dos alunos acertaram menos da metade das questões referentes à função e grau de processamento dos alimentos, respectivamente. Através dos jogos e desafios, foi possível observar o envolvimento e interesse dos alunos em atividades que fugiam do modelo educativo tradicional empregado no dia-a-dia da sala de aula. A realização das atividades de EAN no ambiente escolar permitiu o fortalecimento do vínculo dos educandos com o alimento, a aquisição de conhecimentos sobre alimentação e nutrição, fomentou o senso crítico e autonomia, mostrando que as dinâmicas empregadas neste estudo constituem-se como uma estratégia efetiva que favorece a sensibilização dos escolares para a formação de hábitos alimentares saudáveis e adequados, sendo necessária, porém, que a mesma seja inserida de forma contínua e permanente, a fim de provocar no público a adesão e manutenção dos referidos hábitos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36539 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Nutrição |
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