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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36352

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Título: A mediação de práticas de leitura de livros literários na escola: uma perspectiva etnográfica
Autor(es): SILVA, Nathaly Cristhine Ramos da
Palavras-chave: Mediação; Leitura; Livros literários; UFPE - Pósgraduação
Data do documento: 28-Ago-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Nathaly Cristhine Ramos da. A mediação de práticas de leitura de livros literários na escola: uma perspectiva etnográfica. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Esta dissertação teve como principal objetivo compreender quais foram os elementos envolvidos na mediação das práticas de leitura de livros literários propostas por uma professora dos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública estadual localizada na cidade de Recife, capital de Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada nos princípios da perspectiva etnográfica. Os dados foram construídos a partir de observações, registros em diário de campo, gravações em áudio e duas entrevistas semiestruturadas – a primeira, realizada no período de observação das aulas e a segunda, baseada na leitura dos mapas de eventos (MACEDO, 2005) construídos para melhor acompanhamento dos dados, foi feita após o período de imersão no campo de pesquisa. Tais ações nos possibilitaram construir um “retrato” das práticas da professora no que concerne à mediação da leitura de livros literários, numa visão holística e êmica, conforme dito por Green, Dixon e Zaharlick (2005). Com base nos conceitos de Literatura de Candido (2012), de Mediação de Petit (2008) e numa apreciação do livro enquanto elemento da cultura do escrito, conforme propõe Chartier (1999a; 1999b), procuramos compreender os fenômenos ocorridos em dois contextos de mediação de leitura de livros literários realizada pela professora pesquisada: numa turma regular do 7º ano do ensino fundamental e num Clube de Leitura organizado e coordenado pela própria docente, em horário extraclasse. Analisamos a mediação da professora, os critérios que ela utilizou na escolha das obras literárias a serem lidas pelos estudantes, além de componentes próprios da cultura escolar que influenciaram suas práticas, como a escolarização da literatura (SOARES, 2011) e elementos estruturais e de organização da escola. Alicerçados nos pressupostos dos Novos Estudos sobre o Letramento (STREET, 1984, 2010; HEATH, 1983; BARTON E HAMILTON, 1999) e nas leituras sobre Letramento Literário (PAULINO, 2001; ZAPPONE, 2007), entendemos, então, o letramento literário como uma prática social em que se insere a leitura literária. Após a construção dos já mencionados mapas de eventos, chegamos aos cinco eventos de mediação de leitura de livros literários analisados neste trabalho. A análise evidenciou que a professora participante mostrou-se engajada em garantir o acesso à leitura literária, embora houvesse uma série de circunstâncias do próprio ambiente escolar que pudessem cercear tal acesso. Ademais, ficou claro que a trajetória leitora da docente desde a sua formação inicial foi fundamental para a seleção das obras levadas aos estudantes, bem como foram consideradas também as preferências dos alunos no que diz respeito a tais escolhas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36352
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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