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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36351

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Title: Modos de avaliação da produção textual em turmas do 3º ano do ciclo de alfabetização
Authors: PEREIRA, Vanessa Brandão
Keywords: Alfabetização; Comunicação escrita; Textos - Avaliação; UFPE - Pós-graduação
Issue Date: 27-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: PEREIRA, Vanessa Brandão. Modos de avaliação da produção textual em turmas do 3º ano do ciclo de alfabetização. 2019. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Esta dissertação teve como objetivo geral investigar como os professores conduzem o processo de ensino e avaliação da produção de texto no 3º Ano do Ciclo de Alfabetização. Os nossos objetivos específicos foram: (i) Identificar a concepção dos professores sobre a avaliação da produção de texto no Ciclo de Alfabetização; (ii) Analisar as formas de mediação docente durante a atividade de produção de texto; (iii) Identificar os modos como os professores avaliam as produções textuais das crianças que estão no 3º Ano do Ciclo de Alfabetização; (iv) Analisar os propósitos da avaliação da produção de textos realizada pelos docentes; (v) Identificar a partir de uma diagnose de escrita de palavras e de texto quais os níveis das crianças e se estes níveis eram levados em consideração nas atividades de produção de textos e avaliação realizadas em sala de aula. Para a fundamentação teórica da pesquisa, dialogamos com autores que discutem prática docente: Tardif (2000, 2002), Chartier (1987, 2000), como também autores que discutem a alfabetização: Soares (2008, 2017), Brandão e Leal (2005), Silva (2005), Morais (2012) e Cruz (2012); autores que discutem produção de texto: Geraldi (2004), Marcuschi (2004) dentre outros; e autores que discutem avaliação: Hoffmann (2013), Perrenoud (1999), Esteban (2001), Barlow (2006), Luckesi (2011). Participaram da pesquisa duas professoras que ministram aula no 3º Ano do Ciclo de Alfabetização em uma escola municipal da cidade de Garanhuns-PE. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos foram: observações da prática de cada professora; entrevistas semiestruturadas e mini entrevistas com as docentes; análise documental dos textos produzidos pelos alunos e corrigidos pelas docentes, além de análise dos planos de aula de cada docente. Os resultados indicaram que as duas professoras tinham a preocupação em desenvolver atividades que envolvessem todos os alunos a fim de tentar atender à heterogeneidade de suas turmas. Utilizavam, para isso, dispositivos que possibilitavam que todos os alunos participassem das atividades de produção de textos propostos, independente de seus níveis de compreensão da escrita alfabética. O trabalho docente da professora A, com relação à produção de texto, configurou-se em uma perspectiva mais centrada na produção de texto enquanto exercício da escrita, não dando ênfase à produção do texto em uma perspectiva discursiva. Suas formas de intervenção avaliativa ancoravam-se, normalmente, na perspectiva de apontar os erros cometidos pelos alunos relacionados aos aspectos normativos e linguísticos da língua. As marcas deixadas nos textos dos alunos pelas professoras, durante a correção dos textos, versavam sempre entre a indicativa e a resolutiva (RUIZ, 1998). O trabalho docente da professora B, com relação à produção textual, apresenta-se mais ancorado nos gêneros vistos como objeto de ensino e de aprendizagem. Esta professora apresentava formas de intervenção pautadas em uma avaliação formativa. Em alguns momentos, a avaliação da produção textual se dava de forma individual como um momento de diálogo que possibilitava ao aluno refletir sobre seus erros e/ou tirar suas dúvidas com a professora. Observamos, ainda, outros momentos em que a avaliação textual era realizada de forma coletiva, com posterior reescrita do texto, visando não só os aspectos linguísticos como, também, os aspectos discursivos. Não foram observadas marcas da correção docente nos textos dos alunos, o que, possivelmente, demonstrava que a professora tinha uma prática mais voltada para resolucionar as dificuldades dos alunos junto com os mesmos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36351
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

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