Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36335
Compartilhe esta página
Título: | Educação alimentar e nutricional e a poesia para a promoção de hábitos alimentares saudáveis em uma escola no município de Escada/PE |
Autor(es): | MELO, Elianderson Emanoel Monteiro de |
Palavras-chave: | Educação Alimentar e Nutricional; Alimentação Saudável; Hábitos Alimentares - Poesia |
Data do documento: | 19-Dez-2019 |
Citação: | MELO, E. E. M. |
Abstract: | A alimentação é uma das necessidades fundamentais do ser humano, por proporcionar um bom desenvolvimento, não apenas no aspecto físico, sobretudo nas dimensões intelectual e social. Os hábitos alimentares na adolescência geralmente são caracterizados por consumo elevado de alimentos processados e ultraprocessados, ricos em gorduras, açúcares, calorias e alto teor de sódio. Nesse contexto, torna-se indispensável no processo do ensino fundamental a abordagem nutricional de modo integrativo para a prevenção e cuidado das doenças crônicas não transmissíveis e deficiências nutricionais. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo desenvolver, com o uso da poesia, atividades de educação alimentar e nutricional na escola Monsenhor João Rodrigues de Carvalho do município de Escada/PE. Para tal foi realizado um diagnóstico do perfil comportamental de cada discente matriculado no 2º ano do ensino médio, a partir da aplicação de um questionário on-line sobre consumo e comportamento alimentar e uma entrevista sobre contato, compreensão e desenvolvimento de poemas. Após o diagnóstico foram realizadas atividades de educação alimentar e nutricional (EAN), duas vezes semanais, onde foram realizados debates utilizando poesia como metodologia de ensino, a fim de estimular o processo criativo do aluno ao aprender, entender e explanar a poesia como um método para compreender alimentação saudável. O estudo foi composto por 40 estudantes, na faixa entre 15 e 18 anos. Com relação ao estado nutricional, 7% dos estudantes apresentaram desnutrição e 4% risco de sobrepeso, apesar disso, 89% apresentam uma nutrição de boa qualidade. Quanto ao número de refeições por dia, 8% só realizam duas refeições, sendo que o ideal é ao menos três refeições por dia. Quando questionados sobre a facilidade de ler um texto poético, 50% relataram sentir dificuldades na leitura. Foi possível observar que os alunos foram bem participativos e estavam estimulados a se envolver em atividades que evitam o modelo tradicional de ensino. Quanto a realização das atividades de EAN nesse espaço escolar, constatou-se que as mesmas puderam contribuir para a sensibilização e importância da alimentação saudável e sustentável para a saúde e o meio ambiente além de verificar que a poesia foi uma estratégia importante para formação e consolidação do aprendizado em EAN. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36335 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Nutrição |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MELO, Elianderson Emanoel Monteiro de.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons