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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36266

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Juliana Souza-
dc.contributor.authorMELO, Laryssa Rebeca de Souza-
dc.date.accessioned2020-02-04T17:22:23Z-
dc.date.available2020-02-04T17:22:23Z-
dc.date.issued2019-11-18-
dc.date.submitted2020-02-04-
dc.identifier.citationMELO, L. R. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36266-
dc.description.abstractA prevalência de sobrepeso e obesidade vem aumentando na maioria dos países, em todas as idades dos ciclos de vida, sendo considerado um dos problemas nutricionais mais significativos da atualidade. Na infância, sabe-se que esse problema pode acarretar o aparecimento de outras patologias, como dislipidemias, hipertensão e diabetes mellitus, as quais anteriormente eram evidenciadas apenas em adultos. Ainda mais, acredita-se que a obesidade pode interferir na habilidade cognitiva das crianças, dificultando alguns mecanismos envolvidos no processo de aprendizagem. Diante dessa conjuntura, a educação alimentar e nutricional (EAN) é uma essencial estratégia a ser utilizada, sendo a sua materialização dada a partir da singularidade do lúdico, proporcionando a aprendizagem de maneira mais fácil e divertida. Nesse contexto, o presente estudo objetivou demonstrar a importância da ludicidade como estratégia de EAN para a potencialização do aprendizado sobre alimentação saudável e adequada no público infantil. Trata-se de um estudo pesquisa-ação realizado com crianças de faixa etária de 5 a 7 anos, pertencentes ao primeiro ano do Ensino Fundamental I do Instituto Santo Inácio de Loiola da rede de ensino de Vitória de Santo Antão, no período de março a abril de 2019. A pesquisa foi dividida em três momentos principais: o primeiro – o diagnóstico, com objetivo de analisar o perfil alimentar dessas crianças a partir da aplicação do questionário de frequência alimentar (QFA) aos pais/responsáveis, e o conhecimento delas sobre alimentação, nutrição e hábitos que compõe um estilo de vida saudável, o segundo – as atividades de EAN, as quais foram mediadas continuamente pelo personagem principal Noah, e o terceiro – oficina de conclusão e avaliação final. Ao analisar a frequência alimentar das 20 crianças que participaram do estudo, foi possível observar que havia um baixo consumo de tubérculos, verduras, legumes e frutas, e uma elevada ingestão de alimentos industrializados. Além disso, as crianças apresentaram ações que levam a comportamentos alimentares inadequados, como a utilização de aparelhos tecnológicos ou a ausência da família à mesa no momento das refeições. Quanto ao efeito da intervenção nutricional com o uso da ludicidade, notou-se que as crianças apresentaram uma boa interação e envolvimento, e que estas tiveram uma influência satisfatória para a construção do conhecimento sobre nutrição e alimentação adequada. Concluiu-se que esse trabalho contribuiu para o empoderamento das crianças no tocante a alimentação adequada e saudável, além de possibilitar uma reflexão sobre a forma da materialização das atividades de EAN, destacando a ludicidade, a partir dos atributos da pedagogia construtivista e freireana, uma importante ferramenta.pt_BR
dc.format.extent65 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Alimentar e Nutricionalpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleA ludicidade como ferramenta de educação alimentar e nutricional para a promoção de uma alimentação saudável e adequadapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4764116H2pt_BR
dc.description.abstractxThe prevalence of overweight and obesity is growing in the majority of countries, across all ages of the life cycle, being considered one of the most relevant nutritional problems in current time. During infant hood, is known that this problem can be the cause of the development of other pathologies, such as dyslipidemia, hypertension and diabetes mellitus, wich before were only diagnosed in adults. Furthermore, it is believed that obesity can interfere in in the cognitive abilities of children, difficulting some of the mechanisms involved in the process of leaning. before this actual conjecture, the food and nutritional education (FNE) is a essential strategy to be utilized, it’s materialization being started through the singularity of the playfulness, providing the learning development in a more fun and easier way. In this context, the present study had as an objective to demonstrate the importance of the playfulness as an strategy in FNE for the potentialization of the education about health and adequate alimentation for the infant public. The study is characterized for being a action research, developed with children ranging ages from 5 to 7, belonging to the first year of the fundamental Brazilian school system of the institute Santo Inácio de Loiola of the teaching system in the city Vitória de Santo Antão, during march to april of 2019. The research was divided in three priority moments: the first the diagnosis, with the objective of analysing the dietary profile of the infant's utilizing a food frequency questionnaire (FFQ), answered by the parents, and the knowledge of the children about alimentation, nutrition and habits that compose a healthy lifestyle, the secondthe FNE activities, which were continuously measured by the character Noah, and the third workshop of conclusion and final evaluation. After analysing the alimentary frequency of the 20 children that took part in the study, the research was able to observe a low consumption in tubers, vegetables and fruits, and a high consumption of processed food. Furthermore, the children presented actions that conduct to unhealthy alimentary habits, such as utilizing technological gadgets or the absence of the family in the food table during meals. As for the effect of the nutritional intervention with the use of playfulness, it was noted that the children presented a good interaction and involvement, and they showed a satisfactory influence in the construction of the knowledge about adequate nutrition and alimentation. The study reached the conclusion that this work was of extreme importance in empowering the children for a adequate and health diet, besides possiblizing a reflexion about the materialization of the activities of FNE highlighting the playfulness, starting by the attributes of Freiriana, constructivist pedagogy, a important tool.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

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