Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36247

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDAMASCENA, Elielson Oliveira-
dc.contributor.authorBEZERRA, Thiago César Silva-
dc.date.accessioned2020-02-03T18:00:06Z-
dc.date.available2020-02-03T18:00:06Z-
dc.date.issued2015-07-21-
dc.date.submitted2020-02-03-
dc.identifier.citationBEZERRA, Thiago César Silva. “Bebo, logo assisto”: a publicidade e incentivo ao consumo de bebidas alcoólicas em videoclipes de música pop. Um estudo na perspectiva transformativa do consumidor. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36247-
dc.description.abstractDe acordo com o “Relatório Mundial sobre Álcool e Saúde” publicado em 2014 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo nocivo de álcool provoca cerca de 3,3 milhões de mortes a cada ano, isso é 5,9% de todas as mortes, e ainda 5,1% da carga global de doenças é atribuível ao consumo de álcool. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o número de mortes por causas relacionadas ao consumo de álcool é de 320.000 por ano, ainda segundo dados da OMS. Este estudo tem o objetivo de analisar a inserção de bebidas alcoólicas em videoclipes e quais as possíveis implicações dessas estratégias publicitárias, além de analisar o incentivo ao consumo desse tipo de bebida, tanto nas imagens, quanto nas letras das músicas. O estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa básica, que teve na coleta de dados fontes primárias, através de questionário aberto com publicitários a respeito de suas opiniões quanto à ética dessas estratégias e fontes secundárias, por meio das análises dos videoclipes, buscando: (1) o incentivo ao consumo de álcool, através de ações como segurar copos e taças, fazer brindes e segurar garrafas (2) a inserção de marcas de bebidas alcoólicas. Nesse contexto, foram assistidos os 598 videoclipes que ficaram entre os dez primeiros do ranking “Hot 100” da Billboard durante todas as semanas de 2005 a 2015, dos quais 39 foram analisados por haver inserção de produto/marca, verificando os ambientes em que são inseridas geralmente, as suas ligações com estímulos visuais e apelos, além dos tipos de merchandising utilizados na obra. Através das considerações que resultaram das análises, foi possível perceber que por não haver regulamentação destinada à internet, esses videoclipes associam livremente, por exemplo, o uso da bebida alcoólica ao sucesso social ou melhora de performance física. Também foi possível identificar através do questionário com os publicitários que apesar de conheceram o risco que esse tipo de publicidade pode causar a médio e longo prazo aos jovens, que são público-alvo desse formato, a lógica do mercado e do marketing se sobressaem como prioridades desses profissionais.pt_BR
dc.format.extent80p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBebidas alcoólicas - Consumopt_BR
dc.subjectMerchandisingpt_BR
dc.subjectAnúncios - Marca de produtospt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.title“Bebo, logo assisto”: a publicidade e incentivo ao consumo de bebidas alcoólicas em videoclipes de música pop. Um estudo na perspectiva transformativa do consumidor.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4447155E9pt_BR
dc.description.abstractxAccording to the "World Report on Alcohol and Health" published in 2014 by the World Health Organization (WHO), the harmful use of alcohol causes about 3.3 million deaths every year, that's 5.9% of all deaths, and even 5.1% of the global burden of disease is attributable to alcohol consumption. Among young people 15-29 years, the number of deaths from causes related to alcohol consumption is 320,000 per year, according to WHO data. This study aims to analyze the inclusion of alcohol in music videos and what are the possible implications of these advertising strategies, and analyzing incentives to consumption of such drinks in both images, as in the lyrics of the songs. The study is characterized by being a basic qualitative research, which took in data collection primary sources through interviews with advertisers about their views on the ethics of these strategies and secondary sources, through the analysis of video clips, seeking: (1) encouraging the consumption of alcohol, through actions like holding cups and bowls, make gifts and hold bottles (2) the inclusion of liquor brands. In this context, 598 video clips were watched who were in the top ten ranking "Hot 100" Billboard during every week from 2005 to 2015, of which 39 were analyzed for having product placement / brand, checking the environments in which they are inserted generally, their connections with visual stimuli and appeals, in addition to merchandising kind used in the work. Through the considerations that resulted from the analysis, it was revealed that since there is no regulation aimed at internet, these video clips associate freely, for example, the use of alcohol for social success or improvement in physical performance. Also were identified through interviews with advertisers that despite the known risk that such advertising may cause the medium and long term of the young people who are the target audience of this format, the logic of the market and marketing stand out as priorities these professionals.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BEZERRA, Thiago César Silva.pdf2,27 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons