Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36246

Compartilhe esta página

Título: Análise da concepção do papel do consultor em marketing atuante na rede social Facebook, por consultores em marketing e empresários do ramo de entretenimento de Caruaru/PE.
Autor(es): SOUSA JÚNIOR, João Henriques de
Palavras-chave: Serviços de consultoria; Marketing na Internet; Redes sociais on-line; Facebook (Rede social on-line)
Data do documento: 27-Fev-2014
Citação: SOUSA JÚNIOR, João Henriques de. Análise da concepção do papel do consultor em marketing atuante na rede social Facebook, por consultores em marketing e empresários do ramo de entretenimento de Caruaru/PE. Caruaru: O Autor, 2014.
Abstract: Com o advento da internet e das redes sociais, o mercado global vem sofrendo mudanças significativas. A fim de que as empresas consigam acompanhar a evolução do mercado e adaptarem-se a todas essas mudanças, surge a necessidade de intervenção de um agente externo específico para a área, o consultor em marketing. A partir da inserção das empresas nas mídias e redes sociais virtuais, percebe-se o crescimento da necessidade de planejamentos e estratégias destinadas à área do marketing digital. Dessa forma, este estudo procura analisar e caracterizar qual o papel do profissional de consultoria em marketing atuante nas redes sociais, em especial o Facebook, sob a concepção de consultores em marketing e empresários do ramo de entretenimento de Caruaru, Pernambuco. O estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica, seguida de coleta de dados qualitativos através de entrevistas com profissionais, sendo estes: quatro consultores em marketing e três clientes, empresários do ramo de entretenimento da localidade escolhida. A partir da análise dos dados coletados foi possível concluir que a maioria dos consultores entrevistados trabalha focado na consultoria de aprendizagem, que fornece alternativas de soluções para a gerência selecionar a melhor destas, baseando-se nas especificidades de cada caso diagnosticado. Além disso, percebe-se que o papel dos consultores em marketing ainda não é bem definido, apesar de que há uma percepção de que este destina-se mais ao planejamento estratégico desta área. Há uma unanimidade quanto à importância da inserção das empresas na internet e, especialmente, no Facebook, por, entre diversos motivos, ser a rede social com uma maior acessibilidade e disponibilidade de ferramentas, bem como pela forte dinâmica e interação possíveis entre empresa e cliente. Ressalta-se também a importância de preparo profissional para o gerenciamento destas páginas, pois os riscos do mau uso da rede social pela organização podem acabar com a boa imagem da empresa e a partir disso causar danos e prejuízos irreparáveis.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36246
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUSA JÚNIOR, João Henriques de.pdf944,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons