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Título : Análise competitiva: um estudo de caso em uma empresa de confecções do agreste pernambucano.
Autor : BARROS, Jheyce Milena da Silva
Palabras clave : Planejamento estratégico; Administração; Qualidade dos produtos
Fecha de publicación : 8-dic-2015
Citación : BARROS, Jheyce Milena da Silva. Análise competitiva: um estudo de caso em uma empresa de confecções do agreste pernambucano. Caruaru: O Autor, 2015.
Resumen : O trabalho apresenta uma análise competitiva de uma empresa de confecções do agreste pernambucano, a fim de determinar a sua posição competitiva no mercado utilizando o método de análise SWOT, sob a visão dos gestores, relacionada com as variáveis do Checklist da Escola do Design. É feita uma análise sobre os principais conceitos relacionados com estratégia competitiva, análise SWOT e qualidade. Também uma análise da região a qual está situada a empresa estudo de caso, o APL de confecções. A relevância do estudo deve-se a necessidade das empresas buscarem a melhoria contínua, se renovando e estabelecendo estratégias que proporcione destaque diante o mercado globalizado que cada dia torna-se mais exigente, onde o poder de escolha dos consumidores é vasto perante a grande disponibilidade de produtos. A hipercompetitividade afeta as organizações, independentemente de seu porte. Esse estudo é de natureza qualitativa, descritiva e bibliográfica, usando a técnica do Estudo de Caso. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semiestruturado. Foi realizado um estudo de caso que apresentou a percepção dos gestores da organização, em relação à utilização da matriz SWOT, no intuito de identificar através dos pontos fortes, fracos, das oportunidades e das ameaças, a real situação da empresa. A partir da análise dos dados, foi observado que a organização precisa melhorar em alguns pontos, considerados como fracos: Propaganda e Capacidade de P&D de processo, que acabam limitando o comportamento da empresa. E os pontos considerados fortes foram: Qualidade do produto e Capacidade de P&D de produto, que proporcionam bons resultados para a mesma. Ainda, a carga tributária alta, que foi identificada como uma das principais ameaças e como oportunidade a necessidade do mercado de novos produtos. Quanto ao ambiente externo, foi detectado um déficit na visão dos gestores para identificá-los. A partir do cruzamento desses pontos foram criadas estratégias e identificadas melhorias, como ações que a empresa pode tomar para se destacar no mercado.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36244
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

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