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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMÉLO, Maria Auxiliadora do Nascimento-
dc.contributor.authorBARROS, Jheyce Milena da Silva-
dc.date.accessioned2020-01-31T18:42:20Z-
dc.date.available2020-01-31T18:42:20Z-
dc.date.issued2015-12-08-
dc.date.submitted2020-01-31-
dc.identifier.citationBARROS, Jheyce Milena da Silva. Análise competitiva: um estudo de caso em uma empresa de confecções do agreste pernambucano. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36244-
dc.description.abstractO trabalho apresenta uma análise competitiva de uma empresa de confecções do agreste pernambucano, a fim de determinar a sua posição competitiva no mercado utilizando o método de análise SWOT, sob a visão dos gestores, relacionada com as variáveis do Checklist da Escola do Design. É feita uma análise sobre os principais conceitos relacionados com estratégia competitiva, análise SWOT e qualidade. Também uma análise da região a qual está situada a empresa estudo de caso, o APL de confecções. A relevância do estudo deve-se a necessidade das empresas buscarem a melhoria contínua, se renovando e estabelecendo estratégias que proporcione destaque diante o mercado globalizado que cada dia torna-se mais exigente, onde o poder de escolha dos consumidores é vasto perante a grande disponibilidade de produtos. A hipercompetitividade afeta as organizações, independentemente de seu porte. Esse estudo é de natureza qualitativa, descritiva e bibliográfica, usando a técnica do Estudo de Caso. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semiestruturado. Foi realizado um estudo de caso que apresentou a percepção dos gestores da organização, em relação à utilização da matriz SWOT, no intuito de identificar através dos pontos fortes, fracos, das oportunidades e das ameaças, a real situação da empresa. A partir da análise dos dados, foi observado que a organização precisa melhorar em alguns pontos, considerados como fracos: Propaganda e Capacidade de P&D de processo, que acabam limitando o comportamento da empresa. E os pontos considerados fortes foram: Qualidade do produto e Capacidade de P&D de produto, que proporcionam bons resultados para a mesma. Ainda, a carga tributária alta, que foi identificada como uma das principais ameaças e como oportunidade a necessidade do mercado de novos produtos. Quanto ao ambiente externo, foi detectado um déficit na visão dos gestores para identificá-los. A partir do cruzamento desses pontos foram criadas estratégias e identificadas melhorias, como ações que a empresa pode tomar para se destacar no mercado.pt_BR
dc.format.extent83p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectQualidade dos produtospt_BR
dc.titleAnálise competitiva: um estudo de caso em uma empresa de confecções do agreste pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8068242P8pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705060Y8pt_BR
dc.description.abstractxThe paper presents a competitive analysis of a rural Pernambuco clothing manufacturer in order to determine its competitive position in the market using SWOT analysis method, under the vision of managers, related to the variables of the Checklist of the School of Design. It is an analysis of the key concepts related to competitive strategy, SWOT analysis and quality. Also an analysis of the region which is situated the case study company, the clothing APL. The relevance of the study is due to the need for companies seeking continuous improvement, renewing and establishing strategies to provide emphasis on the global market that every day becomes more demanding where the power of consumer choice is vast before the wide availability of products. The hypercompetitiveness affects organizations, regardless of size. This study is qualitative, descriptive literature and nature, using the technique of the Case Study. The research instrument used was a semi-structured questionnaire. A case study showed that the perception of the organization's managers was conducted on the use of the SWOT matrix, in order to identify through strong, weaknesses, opportunities and threats, the actual situation of the company. From the data analysis, it was observed that the organization needs to improve on some points, regarded as weak: Propaganda and process R & D capacity, they end up limiting the company's behavior. And the strong points were considered: Product Quality and Product R & D capacity, provide good results for it. Still, the high tax burden, which was identified as a major threat and an opportunity the need for the new products. As for the external environment, a deficit in the view of managers was found to identify them. From the intersection points of these strategies were created and identified improvements, such as actions the company can take to highlight the market.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

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