Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36219

Compartilhe esta página

Título: Qualidade de vida no trabalho: caso dos artesãos do couro e aço da cidade de Cachoeirinha-PE.
Autor(es): SILVA, Tiago Almeida da
Palavras-chave: Artesãos - Pernambuco; Setor informal (Economia); Trabalhadores autônomos; Qualidade de vida no trabalho
Data do documento: 26-Fev-2014
Citação: SILVA, Tiago Almeida da. Qualidade de vida no trabalho: caso dos artesãos do couro e aço da cidade de Cachoeirinha-PE. Caruaru: O Autor, 2014.
Abstract: A Qualidade de vida no trabalho (QVT) vem sendo muito discutida pelo fato de relacionar os aspectos favoráveis e desfavoráveis de um ambiente de trabalho. Com a atual produtividade imposta pelo capitalismo, as organizações impõem ritmos de trabalhos despropositais, a fim de suprir uma demanda cada vez mais crescente, mas em muitos casos afetando a qualidade de vida dos trabalhadores no mercado formal. Em meio a esse contexto, surgem atividades informais, como alternativas de trabalho e sobrevivência no mercado de trabalho. Porém, deve-se analisar se as características do trabalho informal não afetam a QVT das pessoas inseridas nesse contexto. Esta monografia consiste em um estudo realizado sobre os artesãos residentes na cidade de Cachoeirinha-PE conhecida como a Terra dos Arreios em Couro e Aço e atuantes na feira de artesanato, que acontece semanalmente, onde tem por objetivo analisar a percepção sobre Qualidade de Vida no Trabalho dos artesãos. A partir de um questionário que avalia as dimensões das tarefas, criado com base em uma adaptação do modelo de Hackman e Oldhman (1975). Realizou-se uma pesquisa empírica e bibliográfica para analise e conclusão dos dados, no qual se evidencia que, de maneira geral, a QVT dos artesãos encontra-se em um nível mediano, onde de certa forma é longe do nível ideal segundo Hackman e Oldham. E por se tratar de um trabalho informal, questões como autonomia, identidade e significância que deveriam estar em um nível motivacional muito alto, verificou-se que os mesmos encontram-se em uma escala pequena.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36219
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Tiago Almeida da.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons