Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3617
Título: Central da Periferia e a formação de um novo acontecimento discursivo na Rede Globo
Autor(es): Gouveia Moreira, Diego
Palavras-chave: Rede Globo; Favelas; Acontecimento Discursivo; Vontade de Verdade
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Gouveia Moreira, Diego; Teixeira Vieira de Melo, Cristina. Central da Periferia e a formação de um novo acontecimento discursivo na Rede Globo. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Esta dissertação analisa como o conjunto de programas do Núcleo Guel Arraes que tem as favelas como tema prioritário constituiu um novo acontecimento discursivo na Rede Globo. Para isso, com base no aporte teórico de Michel Foucault, são estudadas as condições de possibilidade para o surgimento desses novos enunciados e os fatores que contribuíram para as favelas se tornarem um enunciado possível dentro da ordem discursiva da emissora. Também é abordado o papel de Guel Arraes, Hermano Vianna e Regina Casé na criação de um espaço privilegiado para essa enunciação e como o projeto de visibilidade afirmativa do trio instaurou uma nova política de verdade. O programa Central da Periferia foi escolhido como referência para análise das principais recorrências de enunciabilidade das periferias. Foram identificadas duas perspectivas de enunciação. No projeto estético, analisamos como os mecanismos de montagem expressiva, autorreferencialidade, processo como produto, apelo à inversão e a performance de Regina Casé contribuem para formação de um acontecimento discursivo sobre a forma de referência às favelas. Depois, dentro da estratégia ética, são destacados os principais topoi discursivos do programa: relação centro e periferia, crítica à grande mídia, reivindicação por uma visibilidade afirmativa. No final do trabalho, defendemos que, mesmo enunciando uma nova vontade de verdade (Foucault, 2007b) pela inclusão social, o programa não mudou a ordem discursiva da Rede Globo, mas contribuiu para novas formas de identificação das favelas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3617
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo92_1.pdf1,69 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.