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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANJOS NETO, Mário Rodrigues-
dc.contributor.authorPEREIRA, Augusto Heitor Tabosa-
dc.date.accessioned2020-01-20T18:42:50Z-
dc.date.available2020-01-20T18:42:50Z-
dc.date.issued2014-08-08-
dc.date.submitted2020-01-20-
dc.identifier.citationPEREIRA, Augusto Heitor Tabosa. Aplicação da escala SERVQUAL em academias de ginástica: o estudo de caso da Acadêmia Ômega 3. Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36111-
dc.description.abstractEste documento apresenta um breve estudo sobre a história da academia de musculação Ômega 3, realizando uma pesquisa acerca da satisfação dos clientes/consumidores em relação aos serviços prestados pela organização. O tema em destaque foi escolhido devido ao aumento significativo de pessoas que buscam uma qualidade de vida atrelada a exercícios físicos, onde o mercado de academias de ginástica e musculação tem aumentado consideravelmente nos últimos anos juntamente com a participação do setor de serviços na economia nas últimas décadas, (CARVALHO, PALADINI, 2005) representando a maior parte da economia mundial de hoje, responsáveis também por grande parte da criação de novos empregos. (LOVELOCK, 2006). A presente pesquisa utilizou-se de um plano estudo do tipo exploratório-descritivo, buscando compreender as razões que originam determinadas ações e comportamentos dos indivíduos e tendo como finalidade expor as características dos usuários que frequentam a academia Ômega 3. MALHOTRA, 2006; GIL, 2008) Para o levantamento dos dados, optou-se por aplicar o método de estudo de caso, um estudo empírico que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real, (YIN, 2005, p. 32) aplicando um questionário, baseado no modelo da escala SERVQUAL, desenvolvida por Parasuraman et al (1988), com o objetivo de avaliar as expectativas dos usuários em relação à percepção de qualidade percebida diante dos serviços prestados pela instituição citada. A abordagem quantitativa foi escolhida por melhor se adequar ao tipo de técnica adotada. Como resultado do trabalho foi indicado, após a análise das 5 dimensões da qualidade: Confiabilidade, segurança, presteza, aspectos tangíveis e empatia, melhorias gerenciais para os atributos das dimensões consideradas insatisfatórias para os respondentes do teste. Como resultados foram sugeridos para a organização uma série de melhorias gerencias principalmente nas dimensões de tangibilidade como de segurança (dimensões que apresentaram maior divergência entre a expectativa/percepção), tendo como foco a satisfação do cliente com o objetivo de tornar aquele serviço um serviço ideal para o mesmo.pt_BR
dc.format.extent104p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcademias de ginásticapt_BR
dc.subjectPrestação de serviçospt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.titleAplicação da escala SERVQUAL em academias de ginástica: o estudo de caso da Acadêmia Ômega 3.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4405446E5pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770596Z1pt_BR
dc.description.abstractxThis document presents a brief study of the history of bodybuilding gym Omega 3, conducting a survey about customer satisfaction / consumers in relation to the services provided by the organization. The theme highlighted was chosen due to the significant increase in people seeking an exercise linked to quality of life, where the market for gyms and bodybuilding has increased considerably in recent years along with the share of services sector in the economy in recent decades (CARVALHO, PALADINI, 2005) representing the majority of today's global economy, also responsible for much of the creation of new jobs. (Lovelock, 2006). This research used an exploratory study plan-descriptive, seeking to understand the reasons that cause certain actions and behaviors of individuals and aims to expose and characteristics of users attending the Omega 3 Malhotra, 2006 academy; GIL, 2008) To gather data, we chose to apply the method of case study, an empirical study that investigates a contemporary phenomenon within its reallife context (Yin, 2005, p 32). Applying a questionnaire based on the SERVQUAL model developed by Parasuraman et al (1988), with the objective of assessing users' expectations regarding the perception of perceived quality on the services provided by this institution. A quantitative approach was chosen because it best fit the type of technique used. As a result of the work was given after analyzing the five dimensions of quality: reliability, security, responsiveness, empathy and tangible aspects, managerial improvements to the attributes of the dimensions considered unsatisfactory for respondents test. As results were suggested to organize a series of managerial improvements mainly in the dimensions of tangibility as security (dimensions that showed greater divergence between expectation / perception), focusing on customer satisfaction with the goal of making that service the ideal service for the same.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministrativopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

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