Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3611
Título: Gestão de bens culturais: estudo de caso oEngenho Poço Comprido Vicência/PE
Autor(es): Gonçalves Gameiro, Fabiana
Palavras-chave: Conservação Integrada;Patrimônio Cultural;Engenho Poço Comprido
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Gonçalves Gameiro, Fabiana; de Albuquerque Lapa, Tomás. Gestão de bens culturais: estudo de caso oEngenho Poço Comprido Vicência/PE. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: A dissertação trata da Gestão de Bens Culturais, tendo como estudo de caso o Engenho Poço Comprido, localizado na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco, no Município de Vicência. A pesquisa tem como objetivo principal identificar as causas do abandono do Engenho após a intervenção do restauro, na perspectiva da gestão da conservação integrada e da comunidade local. A proposta de estudo questiona o destino dado ao patrimônio cultural que, após o restauro, não conta com o devido monitoramento e controle, voltados para o novo uso. Parte do pressuposto de que a ação de restauro dos bens culturais só poderia ser eficiente quando fundamentada numa gestão, cuja finalidade é garantir o Desenvolvimento Sustentável, trazendo qualidade de vida à comunidade. A metodologia compreende a descrição pela observação direta e entrevistas. Tomou como referencial teórico as noções de Conservação Integrada, Desenvolvimento Sustentável, Patrimônio Cultural e a participação da comunidade. Foram relacionadas as esferas de gestão envolvidas no processo de intervenção do bem IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), FUNDARPE (Fundação do Patrimônio e Histórico e Artístico de Pernambuco) e AFAV (Associação dos Filhos e Amigos de Vicência) e outros atores, como o Escritório de Arquitetura que elaborou o Projeto de Intervenção e a Comunidade do entorno imediato, a fim de explicar as relações com as categorias de análise, a gestão e a comunidade
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3611
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5493_1.pdf7,68 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.