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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36092
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Título: | Unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da água e poluição na educação básica |
Autor(es): | SILVA, Cristiane Jussara da |
Palavras-chave: | Poluição litorânea; Estuário; Mapa Conceitual |
Data do documento: | 22-Ago-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Silva, Cristiane Jussara da. Unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da água e poluição na educação básica. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | A poluição litorânea está na lista dos graves problemas ambientais que prejudicam a sociedade e a manutenção dos ecossistemas. O Complexo Estuarino do Canal de Santa Cruz, em Itapissuma-PE, vem passando por um intenso processo de degradação e poluição. Fato preocupante, visto sua grande relevância ambiental e socioeconômica para os municípios. Considerando esse cenário e a complexidade que envolve a temática, é importante que as escolas, não mais de forma ingênua, realizem ações que conversem com os diversos saberes curriculares, fazendo uso de ferramentas e estratégias de ensino e aprendizagem que sejam potencialmente significativas, além de promoverem a criticidade sobre o grau de responsabilidade dos estudantes com essa problemática local. Nesse contexto, visando promover uma aprendizagem significativa, foi desenvolvida uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), acerca da temática “Água e Poluição na Educação Básica”. A UEPS é o Produto Educacional desse trabalho e foi idealizada utilizando uma sequência de ações de ensino de modo interdisciplinar como visitas a espaços educacionais formais e não formais; palestras com Órgãos de Proteção Ambiental; uso de tecnologias móveis voltadas para gamificação; promoção de debates, em mesa redonda, com gestores públicos municipais e entidades não governamentais; elaboração de carta-proposta de intervenção entregue ao governo municipal e produção de mapas conceituais. Para embasamento teórico do desenvolvimento desse Produto Educacional, foi utilizada a Teoria da prendizagem Significativa Crítica e conceitos da Educação Ambiental Crítica. A UEPS foi aplicada com estudantes do 2º ano de Ensino Médio, cuja escola, Eurídice Cadaval, localiza-se próxima a esse Estuário. Durante as estratégias didáticas utilizadas, foram encontradas evidências de que novos conceitos se ancoraram aos conhecimentos prévios e outros se estabeleceram no constructo cognitivo dos estudantes, sendo estes indícios de uma aprendizagem significativa em curso. A aplicação das diversas etapas do Produto Educacional - UEPS contribuiu na formação de estudantes que passaram a ser protagonistas juvenis com capacidade de entender a complexidade da problemática trabalhada, além de portarem responsabilidade ambiental, social e política relacionada ao Canal de Santa Cruz. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36092 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
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