Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36088

Compartilhe esta página

Título: Alvenarias de vedação em blocos cerâmicos revestidas de gesso submetidas a elevadas temperaturas características de processos de incêndio
Autor(es): BEZERRA JUNIOR, José do Carmo
Palavras-chave: Engenharia Civil; Incêndio em edificações; Alvenaria; Blocos cerâmicos; Gesso
Data do documento: 27-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BEZERRA JUNIOR, José do Carmo. Alvenarias de vedação em blocos cerâmicos revestidas de gesso submetidas a elevadas temperaturas características de processos de incêndio. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Não raramente os incêndios em edificações acometem os grandes centros urbanos, dilapidando patrimônios e, por vezes, culminando em mortos e feridos. No Brasil, muitas edificações têm características construtivas similares às ibéricas, utilizando largamente elementos de alvenaria de vedação em blocos cerâmicos, com ou sem revestimento. Este trabalho se propõe a avaliar, experimentalmente, o comportamento de alvenaria em blocos cerâmicos de vedação, revestida com pasta de gesso, quando submetida a temperaturas decorrentes de incêndio padrão. O espaço e equipamentos utilizados na execução dos experimentos integram o laboratório de estruturas do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco. Seis paredes foram construídas utilizando-se blocos cerâmicos de numa olaria local e, após o período de cura, foram revestidas com pasta de gesso nas espessuras de 10, 15 e 20 mm em uma ou ambas as faces. Visando complementar a análise do gesso, enquanto sistema de compartimentação, foram construídas e ensaiadas três paredes em alvenaria de blocos de gesso compacto de espessuras 50, 70 e 100 mm. Por não possuírem função estrutural, todas as paredes foram ensaiadas com base nos critérios de resistência ao fogo da NBR 10636:1989. O aquecimento das paredes foi proporcionado por um forno elétrico previamente programado para comportar-se segundo a curva incêndio padrão ISO 834-1. Constatou-se, a partir dos resultados obtidos, que a aplicação do revestimento de pasta de gesso contribuiu para a melhoria no desempenho das paredes de blocos cerâmicos no tocante à estanqueidade e ao isolamento térmico. No entanto, comparando as paredes entre si, constatou-se que a melhoria no desempenho proporcionado pelas espessuras de 15 mm e 20 mm é pouco significativa em relação à de 10 mm. Logo, visando à segurança estrutural ponderada com a viabilidade econômica, conclui-se que 10 mm seria a espessura mais recomendada para revestimentos corriqueiros aplicados em ambientes que não apresentem riscos adjacentes.
Descrição: BEZERRA JUNIOR, José do Carmo, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: JUNIOR, José Bezerra
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36088
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO José do carmo Bezerra Junior.pdf4,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons