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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36072
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Título : | Validação de conteúdo do diagnóstico de enfermagem risco de binômio mãe-feto perturbado em gestantes de alto risco |
Autor : | GOMES, Ryanne Carolynne Marques |
Palabras clave : | Diagnóstico de enfermagem; Educação em saúde; Enfermagem; Estudo de validação; Gestação de alto risco |
Fecha de publicación : | 9-dic-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | Gomes, Ryanne Carolynne Marques. Validação de conteúdo do diagnóstico de enfermagem risco de binômio mãe-feto perturbado em gestantes de alto risco. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Resumen : | Na assistência à gestante de alto risco, o enfermeiro pode realizar ações de educação em saúde por meio da implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, a qual segue as etapas do Processo de Enfermagem. Evidencia-se o diagnóstico de enfermagem como a etapa fundamental desse processo, pois, a partir de sua correta identificação, realizam-se as intervenções, com vistas à evolução favorável do binômio mãe-feto. O objetivo desta pesquisa foi validar o conteúdo do diagnóstico de enfermagem Risco de binômio mãe-feto perturbado em gestantes de alto risco. Trata-se um estudo metodológico de validação de diagnóstico de enfermagem em duas etapas: Análise de conceito e Análise de conteúdo por especialistas. A análise de conceito seguiu o referencial de Walker e Avant e foram realizadas oito etapas: Escolha do conceito; Determinação do objetivo da análise; Identificação dos usos do conceito; Determinação dos atributos definidores; Identificação do caso modelo; Identificação do caso adicional; Identificação dos antecedentes e Determinação dos referenciais empíricos. Para subsidiar a análise, foi realizada uma revisão integrativa da literatura. A busca se deu nas bases de dados: PUBMED, CINAHL, SCOPUS e LILACS e na biblioteca virtual SciELO, com os descritores “Pregnancy, High-Risk”, “Risk Factors” e “Pregnancy Complications” e recorte temporal de 2008-2018. A amostra foi composta de 37 artigos e foi possível identificar dois atributos e 21 antecedentes do conceito “binômio mãe-feto”, sendo 10 fatores de risco, cinco populações em risco e seis condições associadas. Desses, constam na NANDA-I (2018-2020): um atributo, três fatores de risco (com terminologias diferentes) e quatro condições associadas. A partir dos atributos encontrados, sugeriu-se a revisão do título e da definição do diagnóstico em estudo, com a finalidade de dar clareza ao diagnóstico. Foram utilizados livros, artigos, diretrizes e manuais acerca da temática para a construção das definições conceituais e operacionais. A segunda etapa do estudo, a análise de conteúdo por especialistas, foi realizada por meio da abordagem da sabedoria coletiva, cuja finalidade foi verificar com 48 especialistas a relevância dos elementos do diagnóstico de enfermagem em estudo para possibilitar a sua correta identificação e subsidiar o planejamento da assistência de enfermagem. Foi adotado o Intervalo de Confiança do Índice de Validade de Conteúdo ≥ 0,8 para adequação dos itens avaliados. Dentre os 21 antecedentes apresentados, 14 foram considerados adequados (sete fatores de risco, uma população em risco e seis condições associadas). Para os elementos com Intervalo de Confiança do Índice de Validade de Conteúdo < 0,8 (três fatores de risco e quatro populações em risco), os itens foram excluídos ou alterados conforme sugestões dos especialistas. Espera-se que este estudo possa subsidiar o enfermeiro na identificação do referido diagnóstico. Além disso, os achados desta pesquisa sugerem a realização da etapa de validação clínica para fornecer subsídios à prática do enfermeiro na identificação do diagnóstico em estudo. |
Descripción : | GOMES, Ryanne Carolynne Marques, também é conhecida em citações bibliográficas por: MENDES, Ryanne Carolynne Marques Gomes |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36072 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
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