Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3606

Compartilhe esta página

Título: Os significados das pontes na paisagem do centro da cidade do Recife
Autor(es): Rodrigues da Costa Jorge, Ester
Palavras-chave: Práticas sócioespaciais; Elementos morfológicos; Paisagem cultural
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Rodrigues da Costa Jorge, Ester; Lucia Mayrinck de Oliveira Melo, Vera. Os significados das pontes na paisagem do centro da cidade do Recife. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: Este estudo objetiva interpretar as relações estabelecidas entre os usuários e as pontes do Centro da Cidade do Recife, nos dias atuais. Para isto fez-se um breve percurso histórico na formação dos primeiros núcleos urbanos visando analisar como as pontes foram se inserindo e se consolidando como elementos de permanência na paisagem do Centro da cidade do Recife e atualmente se constituem, juntamente com o rio Capibaribe os símbolos mais representativos desta paisagem. Como embasamento teórico, partiu-se de conceitos referentes à Morfologia Urbana e a Nova Geografia Cultural. O método morfológico adotado por Lamas serviu de embasamento para a análise das pontes como elementos morfológicos inseridos na paisagem cultural do Centro da cidade. O método abordado por Cosgrove na Nova Geografia Cultural foi utilizado como referência para a interpretação dos significados das pontes para seus usuários, através das práticas sócio-espaciais e os usos estabelecidos nas mesmas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3606
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5490_1.pdf7,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons