Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36055

Compartilhe esta página

Título: “Toca macumba! Toca macumba!” : Espaços de Sociabilidade e Negritude : Uma análise do Clube do Samba de Recife
Autor(es): FILIZOLA, Marcela de Souza
Palavras-chave: Antropologia; Samba; Negros – Canções e música; Negros – Identidade racial; Negritude; Movimento negro; Raça
Data do documento: 30-Ago-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FILIZOLA, Marcela de Souza. “Toca macumba! Toca macumba!” Espaços de Sociabilidade e Negritude : Uma análise do Clube do Samba de Recife. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
Abstract: O samba, na primeira metade do século XX, esteve associado a expressão de um modelo de identidade nacional pautado na ideologia da democracia racial. Em pesquisas, observou-se que o samba, em Recife, frequentemente é apontado como uma manifestação cultural negra; uma sonoridade vinculada a expressão da negritude. Através da etnografia do Clube do Samba de Recife, pretendo investigar a existência de espaços de sociabilidade e lazer específicos onde se expressam/constroem elementos constitutivos da identidade racial de parte da população negra de Recife e quais são esses elementos. Além da questão do espaço em si, consideramos também a música produzida no lugar, o samba, como uma sonoridade que contribui ou envolve a construção de uma identidade negra, tal qual o afoxé e o maracatu. A pesquisa foi executada através da revisão bibliográfica, análise de músicas, imagens e artigos de jornais, realização de entrevistas e observação participante. A ligação entre espaços de sociabilidade e a afirmação de identidades, bem como a música relacionada ao seu contexto social e os estudos já realizados acerca das questões étnicas e raciais no Brasil são ideias centrais para o embasamento da pesquisa desenvolvida.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36055
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcela Souza Filizola.pdf5,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons