Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36022

Comparte esta pagina

Título : Arte/educação no paço do frevo (Recife/PE): o papel do educador de museu na construção da experiência turística
Autor : DANIEL, Gustavo Henrique Pereira
Palabras clave : Arte/educação; Museu; Turismo
Fecha de publicación : 23-oct-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Daniel, Gustavo Henrique Pereira. Arte/educação no paço do frevo (Recife/PE): o papel do educador de museu na construção da experiência turística. 2019. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : Arte/educação é uma área de conhecimento fundamental para estreitar relações em espaços de educação não formal. Área de estudo de grande relevância, visto que ela pode ser aplicada em diversos locais que fazem de ações dialogadas a base para o desenvolvimento do trabalho. É justamente em meio a tal concepção de espaços de educação não formal que aparecem os museus, espaço que sempre carregou consigo uma importante tarefa educacional: a de dialogar a exposição com os mais diferentes públicos, colocando-os em contato com a realidade do outro. Mais do que locais de exposição e contemplação, museus e centros culturais exercem um papel de formação social para os seus diversos públicos: do escolar ao turístico. Em meio a isso, o educador de museu desempenha papel de interlocutor entre o acervo exposto e o público, criando, por assim dizer, uma atmosfera propícia a experiências de memória(s) para quem o visita. Isto posto, a presente dissertação buscou analisar o papel do educador de museu na construção da experiência turística, especificamente, no Museu Paço do Frevo (Recife/ PE). Para tal, a investigação se deu de maneira qualitativa exploratória e teve como base a realização de entrevistas, cujos dados coletados foram tratados a partir da técnica da análise de conteúdo. Os resultados apontaram de forma positiva a visão dos educadores acerca da experiência vivenciada pelos turistas, mostrando importantes pontos de discussão acerca de suas práticas para que os visitantes pudessem imergir na experiência do frevo. Isso foi notório tanto na expressividade desses turistas, quanto pelo desejo de retorno dado em alguns feedbacks.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36022
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Gustavo Henrique Pereira Daniel.pdf2,38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons