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Título : Análise estrutural da indústria: um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste.
Autor : NASCIMENTO, Jéssica Micaelly Santana do
Palabras clave : Ensino superior; Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste; Inovações educacionais; Controle de qualidade
Fecha de publicación : 7-ago-2014
Citación : NASCIMENTO, Jéssica Micaelly Santana do. Análise estrutural da indústria: um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. Caruaru: O Autor, 2014.
Resumen : O trabalho apresenta uma análise estrutural da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, campus Agreste, a fim de determinar a sua posição competitiva no mercado, de acordo com o modelo das cinco forças de Michael Porter. É feita uma análise sobre o conceito de estratégia competitiva, além de se pesquisar também os conceitos de qualidade e inovações no ensino superior e se analisar as cinco forças de Porter aplicadas ao setor de serviços. Esta pesquisa, ao mesmo tempo em que amplia o horizonte de entendimento do modelo original, aprofunda, em alguns aspectos, a fundamentação do mesmo. Como parte deste aprofundamento o trabalho aborda a análise de outros autores sobre o modelo de Porter, tida aqui como um aperfeiçoamento do modelo básico que pode ser aplicado na Análise Estrutural das Indústrias melhorando o entendimento das forças que atuam sobre as mesmas. Esse estudo trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e interpretativa com abordagem qualitativa, usando-se a técnica do Estudo de Caso. O instrumento de pesquisa utilizado foi entrevista não estruturada e para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, com o recurso da interpretação dos dados. Foi realizado um estudo de caso, como aplicação prática deste modelo na UFPE/CAA. E, foi observado que a Instituição possui certas falhas, tanto em relação a sua estrutura física como também em relação ao seu acesso. Todavia a Instituição apresenta pontos bastante positivos ao seu favor, são eles: a qualidade de ensino, a formação do corpo docente e a gratuidade. Enfim, o resultado mostra como estão agindo as forças externas descritas pelo modelo de Porter, explicando assim as mudanças em pauta de forma sistemática, ajudando a prever algumas tendências futuras pela análise da evolução das forças. O trabalho serve também de base para futuras pesquisas de estudiosos, especialmente das formas de relacionamento no mercado de ensino superior, que tem sido pouco explorada pelos meios acadêmicos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36021
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

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