Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36002

Compartilhe esta página

Título: Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares nas Unidades de Cuidados Integrais em Saúde do Município de Recife : uma análise de implementação na perspectiva dos burocratas de nível de rua
Autor(es): MONTEIRO, Silvana Patrícia Figuerêdo Silva
Palavras-chave: Política pública; Política de saúde; Saúde pública – Recife; Servidores públicos
Data do documento: 13-Dez-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MONTEIRO, Silvana Patrícia Figuerêdo Silva. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares nas Unidades de Cuidados Integrais em Saúde do Município de Recife : uma análise de implementação na perspectiva dos burocratas de nível de rua. 2018. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Este estudo buscou analisar a implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) nas duas Unidades de Cuidados Integrais em Saúde (UCIS) do Recife, tendo como foco a atuação dos burocratas de nível de rua. Partiu-se da pergunta condutora: Como os burocratas de nível de rua, lotados nas UCIS do Recife, atuam na implementação da PNPIC? Dada a natureza do fenômeno estudado e o tipo de análise de implementação adotado nesse estudo, o botton up, optou-se pelo desenvolvimento de um estudo de caso a partir da abordagem qualitativa como estratégia de pesquisa descritiva-exploratória. Para a análise dos dados utilizou-se o método de análise de conteúdo temático proposto por Bardin. A análise geral, realizada neste estudo, revelou que os entrevistados conhecem a PNPIC e têm uma visão favorável à sua implementação. Existe convergência da atuação dos burocratas de nível de rua entrevistados com as diretrizes propostas pela PNPIC. Todavia, emergem as críticas dos burocratas implementadores ao conteúdo propositivo e indicativos da necessidade de ampliação, ou seja, reformulações, o que sugere a identificação de lacunas institucionais entre o trajeto da formulação da PNPIC e sua implementação a nível local. Consequentemente, pode-se inferir que a Política em estudo foi implantada nos serviços analisados, sendo estabelecido um processo dinâmico de implementação, com diversificados contextos e níveis de discriconariedades exercidos pelos burocratas de nível de rua. Ao final, são apresentadas algumas sugestões para implementação da PNPIC nos serviços analisados.
Descrição: SILVA, Mariana Batista da, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: BATISTA, Mariana
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36002
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Silvana Patrícia Figuerêdo Silva Monteiro.pdf924,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons