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Título: A percepção dos professores da Cidade do Recife sobre as diretrizes normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Autor(es): MACEDO, Edilene Nunes de
Palavras-chave: Política pública; Educação; Base Nacional Comum Curricular; Currículos; Percepção; Professores
Data do documento: 28-Set-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MACEDO, Edilene Nunes de. A percepção dos professores da Cidade do Recife sobre as diretrizes normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Este trabalho visa analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enquanto elemento integrante das políticas de educação, evidenciando a visão dos professores da cidade do Recife sobre as suas diretrizes. Para tanto, a pergunta que norteou este estudo foi: como os professores da cidade do Recife se apropriaram das diretrizes normativas da BNCC? Neste estudo, optou-se por uma metodologia qualitativa que se integrou de documentos oficiais, a literatura existente e os resultados das entrevistas semiestruturadas realizadas. A técnica utilizada foi à análise de conteúdo de Bardin. Dentre os resultados encontrados, pode-se sintetizar que como a participação dos professores da cidade do Recife na construção do currículo comum não foi ativa, essa política pode sofrer represálias, sobretudo, em relação às concepções particulares do que é importante ou não, enquanto conteúdo, no processo de ensino escolar.
Descrição: MACEDO, Edilene Nunes de, também é conhecida em citações bibliográficas por: NUNES, Edilene Macedo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35992
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