Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35991

Compartilhe esta página

Título: Da emergência à consolidação da tradição sociodiscursiva na pesquisa linguística brasileira e suas implicações para a reflexão sobre ensino de língua portuguesa (1970-1999)
Autor(es): SILVA, Leonardo Gueiros da
Palavras-chave: Tradição sociodiscursiva; Linguística brasileira; Ensino de Português; Historiografia da Linguística
Data do documento: 1-Nov-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Leonardo Gueiros da. Da emergência à consolidação da tradição sociodiscursiva na pesquisa linguística brasileira e suas implicações para a reflexão sobre ensino de língua portuguesa (1970-1999). 2019. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Esta tese investiga, numa perspectiva historiográfica, a construção da tradição sociodiscursiva na pesquisa linguística brasileira e suas implicações para a reflexão sobre o ensino de língua portuguesa. Compreende-se a tradição sociodiscursiva (TSD) como uma tradição, no sentido atribuído por Laudan (2011 [1978]) e Hymes (1983), constituída por diferentes empreendimentos teórico-metodológicos que concebem a linguagem como um fenômeno social e discursivo – como a sociolinguística, a linguística de texto, a análise do discurso e o funcionalismo. Partindo desse pressuposto, o objetivo geral da pesquisa consiste em apresentar uma narrativa historiográfica sobre a emergência, o desenvolvimento e a consolidação da TSD na pesquisa linguística brasileira entre 1970 e 1999, observando-se, a partir de fontes historiográficas publicadas nesse período, a construção do conhecimento sobre língua enquanto objeto teórico e ensinável. A pesquisa se situa no domínio da Historiografia da Linguística, campo disciplinar que busca compreender como e em que condições as ideias linguísticas são concebidas, processadas, recebidas, interpretadas, legitimadas ou esquecidas (KOERNER, 1996; ALTMAN, 2012; SWIGGERS, 2013). Busca-se, assim, interpretar o conhecimento sobre a linguagem, ao mesmo tempo, em sua imanência e na relação com um contexto intelectual, social, político e cultural. O corpus investigativo é composto por fontes historiográficas publicadas em quatro periódicos de alto impacto – ALFA: Revista de Linguística Aplicada, Letras de Hoje, Cadernos de Estudos Linguísticos, Trabalhos em Linguística Aplicada –, espaço em que se concentra parte expressiva da pesquisa linguística brasileira legitimada pela comunidade científica. O corpus analisado contempla fontes: (i) publicadas entre 1970 e 1999; (ii) em que circulam os fundamentos epistemológicos da TSD e seus objetos constitutivos; (iii) caracterizadas como textos propositivos e de aplicação de teorias. Os resultados da investigação apontam que a construção da TSD na reflexão sobre língua e seu ensino no Brasil acontece em três momentos, a saber: (i) a emergência da TSD, momento em que as primeiras reflexões sobre texto, discurso e variação linguística são produzidas por pesquisadores brasileiros, embora ainda não exista a consolidação de grupos preocupados com o estudo desses objetos; (ii) o desenvolvimento da TSD, momento em que já é possível observar a construção de grupos de especialidade em torno dos quais se discutem com maior intensidade os fundamentos sociodiscursivos da linguagem e suas implicações para o ensino de língua portuguesa; (iii) a consolidação da TSD, momento em que se solidificam na pesquisa linguística brasileira pautas atreladas aos diferentes empreendimentos sociodiscursivos, bem como se intensifica, tornando-se lugar comum, a crítica contundente à gramática tradicional como instrumento de ensino de português.
Descrição: SILVA, Leonardo Gueiros da, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: GUEIROS, Leonardo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35991
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Leonardo Gueiros da Silva.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons