Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35946

Compartilhe esta página

Título: Compra por impulso: um estudo sobre as suas possíveis causas em um ambiente de varejo mediante os estímulos de fatores de design, preço e emoção.
Autor(es): LIRA, Jordana Soares de
Palavras-chave: Comércio varejista; Decoração de interiores; Comportamento do consumidor; Emoções; Preços
Data do documento: 10-Fev-2014
Citação: LIRA, Jordana Soares de Lira. Compra por impulso: um estudo sobre as suas possíveis causas em um ambiente de varejo mediante os estímulos de fatores de design, preço e emoção. Caruaru: O Autor, 2014.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar a relação dos estímulos fatores de design e preço, com intermédio dos aspectos emocionais, sobre a compra por impulso em ambientes de varejo e as possíveis causas atribuídas a esse tipo de compra. Para fundamentar o estudo, foi feito uma revisão bibliográfica sobre o ambiente de varejo incluído fatores de design e preço, emoção, compra por impulso e teoria da atribuição. Este trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa, com abordagem de natureza quantitativa. A amostra é composta por 213 respondentes, que buscou avaliar o comportamento de compra por impulso, sendo o questionário de pesquisa elaborado a partir de indicadores de vários trabalhos A realização da coleta dos dados foi mediante a aplicação de questionários surveys estruturados, com escala de concordância de sete pontos. A análise e o diagnóstico dos dados quantitativos foram realizados por meio da construção de tabelas e da utilização do programa estatístico SPSS. Os resultados apontam que a compra por impulso é influenciada positivamente por fatores de design e preço, ademais, constatou-se que os indivíduos atribuem aos estímulos, de cunho emocional, como as causas principais que induzem a uma compra por impulso. A emoção, no entanto, quando relacionada diretamente com a compra por impulso, isto é sem a presença de outros fatores não produz um impacto significante para que se tenha o comportamento de compra. Os elementos de design do ambiente e preço também não obtém significância suficiente para gerarem um estado emocional nos indivíduos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35946
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIRA, Jordana Soares de.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons