Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3592
Título: Pegadas em um aterro: uma investigação sobre permanências urbanas na Boa Vista
Autor(es): Cristina Silva Cavalcanti, Vania
Palavras-chave: Cidade;História Urbana;Análise Urbana;Permanências
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cristina Silva Cavalcanti, Vania; Rocha de Carvalho, Maurício. Pegadas em um aterro: uma investigação sobre permanências urbanas na Boa Vista. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Esta pesquisa visa a um estudo sobre o conceito de Permanências Urbanas aplicado ao ambiente histórico do bairro da Boa Vista, em Recife, Pernambuco. Admite-se, aqui, que as maneiras de se abordarem as complexidades urbanas não se esgotam, em especial a dos ambientes historicamente constituídos, em que o passado legou ao presente uma estrutura urbana edificada ao longo do tempo, no qual o maior desafio consiste em preservar a estrutura tangível construída, sem que se perca a unidade do conjunto urbano-arquitetônico, cuja forma reflete a visão de mundo de uma época com padrões de ocupação e de construção que remetem a um determinado período da História Urbana do Recife. Fundamenta-se nos estudos e metodologias propostas por Aldo Rossi (1998) e Philippe Panerai (2006) à análise urbana, que conceituaram as Permanências Urbanas como um passado sobre o qual ainda se desenvolvem atividades cotidianas, detentoras, portanto, de significações e propriedades espaciais passíveis de verificação. Buscou-se inicialmente estudar o passado, em suas imbricações com a História e posteriormente, o conhecimento dos vestígios materiais resultantes, considerandose as características morfológicas e tipológicas presentes no ambiente urbano delimitado para estudo, bem como variantes culturais determinantes para a configuração espacial do lugar. Pretende-se verificar em que medida as permanências se apresentam na área delimitada para estudo, avaliando-as de acordo com as condicionantes envolvidas na formação do bairro
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3592
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5480_1.pdf6,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.