Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3578
Comparte esta pagina
Título : | Passeio em Brasília Teimosa: o jogo como ferramenta para construção de identidades |
Autor : | MONTEIRO, Maria Carolina Maia |
Palabras clave : | Teoria das Representações Sociais; Artefatos educacionais; Jogos; Design da Informação |
Fecha de publicación : | 29-feb-2012 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | Carolina Maia Monteiro, Maria; Romero Botelho Barreto Campello, Silvio. Passeio em Brasília Teimosa: o jogo como ferramenta para construção de identidades. 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. |
Resumen : | Esta pesquisa investiga as contribuições dos jogos de tabuleiro na definição de identidades e sentimentos de pertencimento referentes ao local de moradia. Apresenta considerações teóricas sobre o papel do jogo e do lúdico no desenvolvimento de crianças e adolescentes, a partir das discussões de Lev Semenovich Vygostky e Johan Huizinga, e segue para o desenvolvimento de uma ferramenta de Design da Informação um jogo de tabuleiro ambientado no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. O artefato foi configurado para revelar e estimular a preservação dos patrimônios material e imaterial do bairro, como forma de reforçar os conteúdos disponíveis sobre o local que foi a primeira ocupação urbana do Recife e que tem uma história de organização social única na capital pernambucana. O quanto desta história já estava presente na memória coletiva das crianças e adolescentes do bairro foi apreendido através de uma ferramenta metodológica vinculada à Teoria das Representações Sociais, formulada por Serge Moscovici. Em seguida, tentou-se avaliar o impacto do uso do jogo no quadro geral de representações sobre o bairro com um grupo de sujeitos na faixa etária entre 11 e 14 anos. As conclusões apontam para a possibilidade de que o uso de um artefato feito sob medida para uma realidade local consiga acessar o campo das representações já compartilhadas entre os grupos de moradores, havendo indícios também de contribuição nos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos, tanto os que foram oferecidos pela ferramenta quanto os já trabalhados em sala de aula ou no convívio familiar |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3578 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo9642_1.pdf | 3,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons