Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35627
Compartilhe esta página
Título: | Potencialidades e desafios na abordagem da educação sexual na adolescência : estudo de caso em uma escola da cidade de Recife |
Autor(es): | SILVA, Vilma Maria da |
Palavras-chave: | Adolescência; Educação sexual; Estudo de caso; Interdisciplinaridade; Complexidade |
Data do documento: | 30-Ago-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Vilma Maria da. Potencialidades e desafios na abordagem da educação sexual na adolescência: estudo de caso em uma escola da cidade de Recife. 2019. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | A sexualidade é inerente à identidade humana e se desenvolve ao longo de toda a vida como motivação da busca e vivência do prazer. A adolescência é uma transição da infância para a idade adulta em que ocorre a puberdade, fase permeada de conflitos entre a expressão da sexualidade com suas curiosidades e a repressão social com imposição de regras e padrões, sendo a escola um espaço privilegiado de discussões e reflexões sobre saúde sexual e diversidade. O objetivo deste estudo é compreender as potencialidades e desafios envolvidos na abordagem da educação sexual na adolescência a partir da visão de distintos atores sociais. Foi realizado um Estudo de Caso com abordagem qualitativa a partir da triangulação das seguintes fontes de evidências: observação participante e não-participante, grupos focais e entrevistas semiestruturadas. O cenário foi uma escola estadual de referência em ensino médio e integral na cidade de Recife. Os participantes da pesquisa foram estudantes, educadores e pais/responsáveis. Os adolescentes referiram dificuldades no diálogo com a família e a escola e necessidade de rede de apoio. Gostariam de falar sobre suas subjetividades e serem ouvidos sem julgamentos. Os educadores relataram barreiras principalmente em relação à diversidade sexual, apontaram divergências sobre comportamentos toleráveis ou limites na escola e propuseram uma educação sexual reflexiva e contextualizada. Na visão dos pais/responsáveis, também existem dificuldades na abordagem de temas específicos, tais como a diversidade sexual, e sugeriram conversas individuais e coletivas no ambiente escolar. Os três segmentos referiram que existem desigualdades nas relações de gênero e necessidade de respeito, sigilo e vínculo para tratar temas referentes à sexualidade. Apesar dos desafios na abordagem do assunto, os três atores concordam que a educação sexual é relevante e deve ser realizada em parceria entre adolescentes, família, escola e serviços de saúde. O Núcleo de Gênero mostrou-se como um exemplo de iniciativa potencializadora de discussões neste cenário. As escolas precisam priorizar espaços de acolhimento para promoverem debates e reflexões livres de preconceitos e julgamentos, considerando a amplitude dos aspectos biopsicosocioculturais envolvidos no contexto da educação sexual para o cuidado integral do ser humano. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35627 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Saúde da Criança e do Adolescente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Vilma Maria Silva.pdf | 2,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons