Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35604

Comparte esta pagina

Título : Repercussões dos distúrbios osteomioarticulares na qualidade do sono e capacidade de trabalho dos operadores de confecção de jeans
Autor : SILVA, Bruna Fernanda
Palabras clave : Transtornos traumáticos cumulativos; Sono; Saúde do trabalhador
Fecha de publicación : 28-ago-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Bruna Fernanda. Repercussões dos distúrbios osteomioarticulares na qualidade do sono e capacidade de trabalho dos operadores de confecção de jeans. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : As doenças ocupacionais mais prevalentes estão relacionadas aos distúrbios osteomioarticulares e sua principal sintomatologia é a dor. O quadro doloroso gerado pelo comprometimento musculoesquelético pode levar a alterações na qualidade do sono e na capacidade de trabalho afetando a saúde funcional dos trabalhadores. Analisar a associação entre distúrbios osteomioarticulares na qualidade do sono e na capacidade de trabalho dos operadores de máquina de costura de jeans de Toritama-PE. Estudo observacional, explicativo, inferencial e transversal com amostras aleatórias. Foram avaliados 105 operadores de máquina de costura de confecção de jeans de ambos os sexos, na faixa etária de 18 a 58 anos de idade, oriundos de 3 empresas, no período de março a agosto de 2018 na cidade de Toritama-PE, Brasil. Incialmente as informações sociodemográficas foram obtidas e como instrumentos avaliativos utilizou-se dos protocolos o nórdico de sintomas osteomusculares, a escala analógica visual, o índice da qualidade de sono de Pittsburgh e o índice de capacidade de trabalho sob a forma de entrevista. Para as análises descritivas foi empregada a distribuição de probabilidades e nas inferenciais o teste quiquadrado, considerando um nível de significância de p<0,05. A região anatômica mais prevalente com distúrbio osteomioarticular foi a região lombar com intensidade de dor de 7 (dor moderada). Foi verificado associação positiva e significante entre a presença do distúrbio osteomioarticular com a má qualidade do sono (p=0,001) dos operadores de máquina. No entanto, não foi visto significância com o índice de capacidade para trabalho (p=0,086). No presente estudo foi encontrado relação do comprometimento osteomioarticular com a má qualidade do sono em operadores de máquina de costura de jeans. É fundamental implantação e fiscalização das medidas de políticas públicas de forma mais eficiente que evitem o surgimento do distúrbio, pois caso aconteça, poderá interferir na qualidade do sono dos trabalhadores.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35604
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Bruna Fernanda Silva.pdf2,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons