Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3560
Título: As alterações no projeto de praças para a conservação de centros históricos
Autor(es): Moreira do Nascimento, Lúcia
Palavras-chave: Projetos;Alterações;Praças
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Moreira do Nascimento, Lúcia; Rita Sá Carneiro Ribeiro, Ana. As alterações no projeto de praças para a conservação de centros históricos. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Objetivou-se nessa pesquisa identificar e analisar as alterações ocorridas nos projetos de praças em centros históricos, mais, especificamente, nas praças Antônio Lobo, João Lisboa e Gonçalves Dias no centro histórico de São Luís do Maranhão. Nelas foram observadas várias mudanças ocorridas ao longo do tempo de 1939 a 2002, tanto no espaço interior como no espaço exterior, o que reflete na paisagem histórica. Partiu-se do pressuposto de que os espaços públicos ainda não são tratados nas intervenções de planejamento, como bens patrimoniais como são as edificações. Isso foi evidenciado pelas constantes descaracterizações nos elementos morfológicos selecionados para a análise: o traçado, a vegetação e o mobiliário urbano do projeto dessas praças, apesar delas serem tombadas pelo governo Estadual e Federal. Utilizou-se a análise morfológica e a leitura da imagem urbana que possibilitaram examinar as mudanças e permanências dos elementos morfológicos que compõem essa praça. Almeja-se que esse trabalho constitua um modelo ou instrumento que possibilite a conservação das praças de maneira a equilibrar os valores históricos, artísticos e culturais nas futuras intervenções urbanas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3560
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5465_1.pdf5,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.