Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35596

Compartilhe esta página

Título: Efeito do extrato bruto da folha e casca do caule da canela (cinnamomum zeylanicum) sobre o perfil bioquímico e aspectos histopatológicos e morfométricos em fígados de ratos obesos
Autor(es): COSTA, Jaciane de Almeida
Palavras-chave: Obesidade; Doença hepática gordurosa não alcoólica; Cinnamomum zeylanicum
Data do documento: 28-Ago-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: COSTA, Jaciane de Almeida. Efeito do extrato bruto da folha e casca do caule da canela (cinnamomum zeylanicum) sobre o perfil bioquímico e aspectos histopatológicos e morfométricos em fígados de ratos obesos. 2019. Dissertação (Mestrado em Patologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Cinnamomum zeylanicum, conhecida popularmente como canela tem sido utilizada no tratamento de variadas doenças que podem ser ocasionadas pela obesidade, devido a suas propriedades terapêuticas, destacando-se as atividades anti-hiperglicemiante, antioxidantes, anti-hipertensiva, anti-inflamatória e protetora hepática. O presente estudo teve como objetivo avaliar a ação do extrato bruto da folha e do extrato bruto da casca do caule da canela (Cinnamomum zeylanicum) sobre os aspectos histopatológicos, morfométricos e estereológicos do fígado de ratos obesos e sobre parâmetros bioquímicos. O estudo foi realizado através de método experimental, desenvolvido no Laboratório de Farmacologia e Cancerologia Experimental do Departamento de Antibióticos da Universidade Federal de Pernambuco. Foram utilizados 30 ratos machos, que foram divididos, inicialmente, em dois grandes grupos: normonutridos (15 ratos) e obesos (15 ratos). Os animais dos grupos normonutridos receberam dieta padrão para roedores da marca Presence® e os animais dos grupos obesos foram alimentados com a dieta hipercalórica (dieta ocidentalizada), do 21º ao 120º dia de vida. Após 99 dias, já estabelecido o quadro de obesidade, os ratos foram divididos em 6 subgrupos e e receberam tratamento com os extratos por gavagem durante 21 dias na dose de 200 mg/kg. Ao final do tratamento, os animais foram anestesiados e eutanasiados. Foi feito uma análise do perfil bioquímico dos animais e uma análise morfológica e histomorfométrica do tecido hepático. O tratamento com os extratos da canela melhorou o perfil de triglicerídeos plasmáticos, reduziu os níveis de glicose sanguínea, reduziu os níveis de AST e promoveu diminuição do volume do lobo médio do fígado de ratos wistar obesos. Além disso, através na análise histológica qualitativa foi observado que os extratos atuaram promovendo uma redução no quadro de esteatose hepática, porém através de análises quantitativas por estereologia observou-se que não houve diferença significativa na diminuição da densidade de volume de esteatose nos animais obesos que receberam os extratos. O estudo mostrou que os extratos da canela atuam melhorando o quadro de lesões hepáticas desencadeadas pela obesidade. Entretanto, estudos complementares com isolamento de substâncias específicas dos extratos, doses diversificadas e por um tempo maior, são necessários para uma melhor avaliação dos extratos brutos da canela na prevenção e desenvolvimento da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35596
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Patologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jaciane de Almeida Costa.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons