Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35578

Compartilhe esta página

Título: Validade de construto e confiabilidade intra-avaliador do teste de degrau de seis minutos em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2
Autor(es): AFFONSO, Lindbergh Barbosa
Palavras-chave: Diabetes Mellitus 2; Teste de Degrau; Capacidade Funcional de Exercício; Validação; Reprodutibilidade
Data do documento: 5-Set-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: AFFONSO, Lindbergh Barbosa. Validade de construto e confiabilidade intra-avaliador do teste de degrau de seis minutos em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2. 2019. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A Diabetes Mellitus 2 (DM2) é uma desordem metabólica de etiologia múltipla, caracterizada por hiperglicemia crônica e associada com declínio da função motora. O teste do degrau de seis minutos (TD6’) propõe-se a oferecer uma estimativa indireta e objetiva da tolerância às demandas físicas que caracterizam a vida diária, além de ser uma alternativa prática e barata que pode ser implementada na prática dos serviços de saúde. No entanto, ainda não se sabe se esse teste apresenta reprodutibilidade e validade para determinar a capacidade funcional de exercício em indivíduos com DM2. Avaliar a validade e reprodutibilidade do TD6’ em comparação ao teste de caminhada 6 minutos (TC6’) em indivíduos com DM2. Estudo de validação de construto, no qual, participaram 50 indivíduos com DM2, ambos os sexos, com idade entre 30 e 70 anos, com diagnostico de DM2. A coleta foi realizada no Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco. O estudo foi aprovado pela Comissão de Ética e Pesquisa (protocolo no 3.007.604). Os testes foram realizados em dois dias, em que os voluntários realizaram duas vezes o TD6’ e o TC6’, cuja ordem foi determinada por randomização, além de avaliação antropométrica. A normalidade dos dados foi verificada por meio do Teste Kolmogorov-Smirnov e para comparação entre o teste e reteste foi utilizado o teste t Student para amostras dependentes. Para avaliar a correlação entre o TD6’ e o TC6’ e entre as variáveis analisadas, foi utilizado o coeficiente de correlação de Pearson e para avaliação da reprodutibilidade utilizou-se o coeficiente de correlação intraclasse (CCI) com o intervalo de confiança de 95% e o método de Bland- Altman. A amostra constituiu-se de 38 (76%) mulheres e 12 (24%) homens, média de idade = 60,24 ± 9,82 anos. O TD6’ apresentou forte correlação no desempenho (r=0,727; p<0,001) quando comparado ao TC6’. A média da quantidade de subidas no degrau foi maior no 2º teste (114,18,7 ± 30,96 subidas) comparado ao 1º teste (108,16 ± 29,67subidas) (p=0,001) evidenciando efeito aprendizado. A reprodutibilidade do TD6’ foi considerada excelente com o CCI (r= 0,93, IC=95%: 0,87-0,96, p<0,001). O TD6’ demonstrou ser válido, confiável, altamente reprodutível, simples e de baixo custo. Desta maneira, pode ser considerado uma ferramenta útil e viável para avaliação da capacidade funcional de exercício de pacientes com DM2 em larga escala na prática clínica diária.
Descrição: AFFONSO, Lindbergh Barbosa, também é conhecido em citações bibliográficas por: AFONSO, Lindbergh Barbosa
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35578
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lindbergh Barbosa Affonso.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons